domingo, 28 de novembro de 2010

Enchilada de feijão e carne




3



Continuando a comentar as minhas experiências culinárias, lembrei-me de preparar Enchiladas de feijão e carne.
Supostamente demoramos apenas 30 min a preparar, porque a receita original, ligeiramente modificada, é de um livro que nos leva ao mundo da culinária onde cada refeição demora apenas 30 min a ser preparada e cozinhada.

As enchiladas são um prato mexicano de tortilhas recheadas, que apesar de a receita original mencionar o feijão, a carne e o queijo como recheio, podemos inventar e explorar o mundo dos sabores.


Como sempre, comecemos pelos ingredientes:
1 cebola
azeite q.b.
1 dente de alho
150 gr de carne
2 tomates
2/8 Pimento verde
2/8 Pimento vermelho
200 gr de feijão
sal
piri-piri (ou malagueta vermelha pequena)
queijo q.b.
5 folhas de alface
4 tortilhas (de compra)

A sua preparação é simples, e recomendo que comecemos por cortar todos os ingredientes, como a cebola, o alho, o tomate, o pimento e a alface em juliana. Também a carne, que se não estou em erro era de bovino, que já estava cortada como se fosse para strogonoff, mas mais finamente cortada, e temperada com umas gotas de limão, sal e colorau.

Começo por humedecer as tortilhas e coloco-as sobre uma folha de papel de alumínio, cobrindo para ir ao forno. O objectivo é cozinhá-las um pouco, sem estorricar para que seja possível enrolar facilmente.

Enquanto as tortilhas estão no forno, onde permacerão por aproximadamente 10 min, aproveitamos para preparar o recheio.

Aquecemos o azeite, fritando a cebola que mexemos até alourar. Juntamos o alho. Depois o tomate e deixamos o refogado apurar. Depois a carne que mexemos e deixamos cozer por aproximadamente 10 minutos. Entretanto juntei pimento verde e vermelho cortado aos cubos. Temperando depois com piri-piri, mas claro que para ser uma receita fiel às suas origens, nada como a famosa malagueta vermelha sem sementes e cortada.

As tortilhas estão preparadas assim como o recheio, cujo líquido evaporou quase na sua totalidade.

Distribuimos a alface pelas tortilhas, e no centro de cada uma colocamos duas boas colheradas do recheio. Repetindo a operação até terminar.

Untamos um pirex de ir ao forno com manteiga, que podemos preparar logo depois de cortar os ingredientes, e colocamos as tortilhas que polvilhamos com o queijo.

Não recomendo o queijo ralado que usámos para a pizza, pois derrete mas cozinha e começa a queimar muito depressa. A receita original sugere queijo da Ilha seco. Não duvido que o resultado seja bem melhor do que o meu, mas é a experimentar que se aprende!

Deixem no forno até o queijo derreter completamente, o que deve demorar entre 10 a 20 min.

Entretanto, cozinhamos o arroz, que pode ser de manteiga ou frito.

Experimentem, é mais uma maneira de comer legumes sem sentirmos o estomâgo pesado com tanto feijão, aproveitando também para limitar ao mínimo o consumo de carne.

Quanto à compra das tortilhas, deixo a minha sugestão: pacote de tortilhas da Bimbo, que o hipermercado perto de casa vende junto da sua padaria. São muito boas, até as podemos comer sem recheio...



Claro que fiz nova tentativa para conseguir o bolo de chocolate da Julie Child, mas continuo sem grande sucesso... Foi a segunda tentativa, à terceira será de vez!

Continuando a falhar redondamente na missão de escrever diariamente, adianto que tenho mais duas receitas: peixe assado no forno acompanhado de batatas e sopa de agrião.


Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!