quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Creme de Ervilhas



Como prometido, na receita dos pastéis de bacalhau, aqui fica a receita do creme de ervilhas que, garanto-vos, é uma delícia.

Ingredientes:
1,2 Lt de água;
400 gr de batatas
300 gr de ervilhas
1 cebola
1/2 dl de azeite
1/2 pé de alho francês
Sal q.b.

Ao ler a receita, percebi que não a cumpro à risca... Mas sei que não serei castigada porque, afinal, fica igualmente delicioso!

A receita sugere que a cebola e o alho francês sejam refogados, acrescentando as batatas e as ervilhas para que estufem... Eu, no auge da preguiça, fervi a água no fervedor, entretanto, juntei todos os ingredientes e adicionei a água, deixando cozinhar lentamente durante 30 min. Deixei arrefecer e triturei com a varinha até reduzir a creme todos os ingredientes.

Aqui fui fiel à receita! Usei o passador para separar a casca da ervilha e obter um creme verde delicioso e limpo dos resíduos a que o meu querido maridinho chamou de fibra! Mas depois de tanta ervilha, considero-me inocente deste crime.

Sirvam com hortelã, conseguindo uma combinação de sabores sublime.

Aproveito para sugerir que comprem a hortelã que podemos encontrar à venda nos hipermercados, que vem em pequenos recipientes que podemos tratar como se fosse uma planta. Decoramos a cozinha e conseguimos ter ervas frescas com um sabor e aroma inigualáveis.

Esta receita é uma boa opção para as criancinhas que só gostam de batatas fritas!

Aproveito para comentar, que no fim de semana tentei fazer o bolo de chocolate com amêndoas da Julia Child, mas as receitas que encontrei são péssimas... Hoje farei nova tentativa, e conseguindo acertar com as medidas e com o tempo de cozedura, deixo a receita, porque o bolo é, tal como o chocolate guiness da Nigella, uma verdadeira perdição.

Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!