segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Chocolate Guiness Cake. O Nº 1 das sobremesas.


Se tivesse de escolher o Nº 1 das sobremesas, o Chocolate Guinness Cake, da autoria da Nigella seria o nomeado.

É divino... Penso que todos os que o provaram concordam comigo!

- Chocolate Guinness Cake

Ingredientes:
Para o bolo
250 ml de Guinness
250 gr de manteiga sem sal
75 gr de cacau
400 gr de açúcar
142 ml de natas
2 ovos
1 colher de sopa de extracto de baunilha
275 gr de farinha sem fermento
2 1/2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

Para o topping
300 gr de queijo Philadelphia
150 gr de açúcar em pó
125 ml natas


O forno deve ser pré-aquecido a 180º, entretanto, vamos começar a misturar os ingredientes. Derreter a manteiga com a cerveja em banho maria. Entretanto, juntar o açúcar e o cacau, que misturaremos na manteiga já derretida e fundida com a cerveja.

Para o bolo ficar perfeito, não precisamos usar a varinha mágica, devendo os ingredientes ser suavemente misturados. Acreditem, faz toda a diferença!

À parte, misturamos os ovos, com a baunilha e com as natas. Que adicionaremos ao preparado anterior, e ao qual fica a faltar a farinha e o bicarbonato.

Depois do bolo estar preparado, usamos uma forma anti aderente, como o bolo tem muita manteiga, não untamos a forma e garanto que no final, depois de arrefecido, fica perfeito. Mesmo assim, sugiro que o fundo da forma seja forrado com papel vegetal, para facilitar a transição para a travessa de servir. Vai ao forno entre 45 min a 1 hora.

Quanto ao topping, começamos por despeçar o açúcar na tigela, adicionando o queijo e por último as natas. Bater até apresentar consistência.

O bolo deve ser decorado depois de arrefecer totalmente.

Podem, e devem, lamber a colher. O ideal é comer o bolo no dia seguinte porque fica muito melhor. Mas, ninguém será castigado por contrariar esta sugestão!


Experimentem, as minhas amigas adoram e estão sempre a sugeri-lo para a sobremesa dos nossos encontros.


Caso prefiram a versão económica, podem substituir a Guinness pela nossa querida Sagres, bem como o queijo, que, surpreendam-se, pode ser da marca Dia, que a revista DECO sugere como a melhor opção de compra para queijo-creme. Aqui entre nós, a diferença de preço é brutal. Quanto à diferença de sabor, confesso que não encontro. Provavelmente por o meu paladar não ser tão apurado. Experimentem as duas versões e digam-me se perceberam a diferença.


Não se limitem a fazer o bolo só para os convívios com os amigos e com a família. Já o fiz só para mim e para o meu marido, que o devorou durante o fim de semana.


Por isso...

Bon Appetit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!