domingo, 28 de novembro de 2010

Peixe assado no forno.




2





Estava com saudades de fazer um peixinho assado no forno. A receita é simples, os ingredientes são poucos e com o tempo que leva a cozinhar, podemos aproveitar para despachar outras tarefas domésticas.

Optei pelo Red Fish, dos poucos que o maridinho gosta, já que para ele, podia ser bife e batatas fritas em todas as refeições!

Ingredientes:
1 red fish
azeite q.b.
sal q.b.
1 cebola pequena
3 dentes de alho
2 folhas de louro
2 colheres de chá de mistura de ervas para peixe
2 colheres de chá de colorau
vinho branco q.b.
Deixem o peixe a descongelar de um dia para o outro. O ideal é que fique a marinar, mas não sendo possível, é suficiente temperar logo pela manhã, de preferência cerca de duas horas antes de ligarmos o forno.

O peixe já está sem escamas (penso que podemos usar a expressão "amanhado"), tempera-se com o sal, a mistura de ervas e o colorau, de ambos os lados.

Numa travessa onde já colocámos azeite no fundo e disposemos 1/2 da cebola e dos alho, deitamos o peixe e adicionamos o resto da cebola e dos alhos. Regamos com azeite e acrescentamos 2 folhas de louro.




A travessa deve ser tapada com película aderete e o peixe fica então, a marinar, no frigorífico.

Esta receita pode ser acompanhada com batatas aos 1/4 e a sua preparação é muito idêntica à do peixe no que ao tempero diz respeito.

Descascam-le e lavam-se as batatas que cortamos aos 1/4, podemos retirar o excesso de água com folhas de papel de cozinha. Temperamos com sal, cebola cortada finamente e alho (podemos juntar a cebola e o alho e triturar), acrescentamos o azeite e o colorau e misturamos bem.

Aconselho que as batatas sejam colocadas no forno, mais ou menos, 30 min antes do peixe. Podemos tapar o pirex com folha de alumínio para acelerar o processo de cozedura da batata.

Ter o cuidado de ir adicionando água para não queimar.

Passados os 30 min retiramos a película aderente do pirex do peixe e levamo-lo ao forno por aproximadamente 1 hora.

Os mesmos ingredientes podem ser utilizados para outros peixes, como por exemplo o pargo, o pargo mulato ou até pompa que comprei para experimentar. Depois partilho convosco o sabor e textura.

Fica a faltar a receita da sopa de espinafres...


Entretanto, e com tanto frio na rua, decidimos fazer scones para o lanche.

Para o jantar, temos almôndegas de carne com esparguete. Não estranhem a minha precisão quanto às almôndegas, porque também existem em versão peixe!


Bon appétit!

1 comentário:

  1. Bom dia, depois comento as suas receitas, mas para já deixo-lhe um blog interessante www.organizaracasa.com , beijokas.

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!