terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sopa de espinafres



Várias refeições
Para combater os últimos dados do INE, que revelam que os portugueses comem cada vez menos legumes, deixo a minha receita de sopa de espinafres. Para muitos não tem grande ciência, mas para outros pode ser um incentivo a incluir as sopas nas refeições.

Ingredientes:
4 batatas médias
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/4 aipo
2 cenouras
200 gr de espinafres
sal q.b.
1 colher de sopa de azeite
1,2 dl de água

Uma vez mais salto a parte de refogar a cebola e o alho, porque opto por usar a panela de pressão, que até me permite cozer a vapor os espinafres!

Descasco e lavo todos os ingredientes que corto aos cubos e coloco na panela. Adiciono aos ingredientes a água já fervida, temperando com sal e com um fio de azeite.

Os espinafres coloco no recipiente que, como referi no primeiro parágrafo, são cozidos a vapor.

Deixo em lume mínimo, por aproximadamente 15 min. Quando a panela começa a largar vapor que nem uma doida, processo que há-de ter um nome técnico, que me escapa redondamente face aos meus escassos conhecimentos culinários, marco min e desligo o lume.
Não recomendo a abertura imediata, até porque tal não é permitido dado o excesso de vapor aliado ao calor que deve estar dentro da panela. Aproveito o tempo de espera para fazer outras coisas. Se tiverem pressa, podem sempre colocar a panela debaixo da torneira e deixar correr água fria. Mas, cuidado com o desperdício da água.

Antes de triturar a sopa, segue um truque que a minha querida mãezinha me ensinou, retirar sempre um pouco da água. É preferível a sopa ficar grossa, sendo que podemos adicionar um pouco do caldo que reservámos, a ficar líquida, o que significa que teremos de cozer uma ou duas batatas à parte.

Depois de triturados os ingredientes, adiciono os espinafres e, como tinha o resto do feijão que cozi para as enchiladas, adicionei-o à sopinha.

Nada como uma sopinha bem quentinha num dia de frio e chuva!

A próxima receita é frango com gambas!
Não saiam do vosso lugar!

Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!