quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Novilho estufado com macarrão



4
Continuando pelos pratos mais saudáveis, isto porque hoje estávamos com desejos de pizza, cozinhei novilho que demorou duas horas a estufar.
O tempo que demorou permitiu actualizar o blog, o que aconteceu no passado dia 30 de Nov.
Acreditem em mim, quando digo que valeu a pena, apesar do desperdício de gás.
Ingredientes:
azeite q.b.
1 cebola média
2 dentes de alho
200 gr de novilho
3 cebolas
100 gr de aipo
100 gr de nabo
água
sal q.b.
macarrão
O famoso refogado está a acontecer, salto a parte do tempero da carne de novilho, porque quando a compro e antes de congelar, tempero-a com sumo de limão, sal e pimenta.
Quando a cebola começa a amolecer, junto a carne, e aqui, recorro a mais um truque da Nigella, o refogado leva apenas 1/2 da cebola acrescentando o resto depois de colocar a carne e esta fritar um pouco, o objectivo é fazê-la suar para que fique mais macia.
Vamos adicionando água conforme necessário, espreitei o estufado a cada 30 min. No final da 1ª hora, acrescentei a cebola, o nabo e o aipo que cortei previamente aos cubos. Adicionei também um ou dois ramos de salsa só para dar gosto.
Depois de 2 horas a estufar, o toque final... juntei o macarrão, que envolvi e acrescentei a água suficiente para que cozesse a massa e ficasse com algum caldo. A massa coze em 10 min.
Para que apurasse um pouco, aproveitei para fazer uma salada de tomate e lavei a loiça que sujei na preparação do jantar.
Aconselho aos mais cépticos, é uma mistura de aromas e sabores...
Aprendi uma coisa, o facto de deixar a cozinhar por duas horas, permitiu a criação de um caldo delicioso, em vez de uma água insípida!
Continuarei a actualizar as receitas, até porque tenho uma novidade, que vem já de seguida... O pudim de croissant da conhecida chef Nigella.
Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!