quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Azevias com recheio de maçã



15-20 unidades


Numa época em que passamos 31 dias a comer armados em gulosos, desde manhã até ir dormir, convém olhar às calorias... Por isso, este ano, os doces tradicionais foram... vegetarianos!

Devo comentar que foi uma tarde bem passada na cozinha, com um esforço de braços irrepetível, pelo menos, até ao próximo ano!

Comecemos pelas azevias. Esta receita dá para 15 - 20 unidades, e por unidade consumimos 217 Kcal.

Ingredientes:
- Massa
350 gr de farinha
50 gr de margarina vegetal
pitada de sal
1 ovo
1 dl de água

- Recheio
6 maças
sumo de 1 limão
1,5 colher de sopa de açúcar moscavado
1,5 colher de café de canela em pó

1 ovo para pincelar
óleo para fritar

Na preparação coloquei a farinha num recipiente grande com uma pitada de sal. Juntei a margarina, que cortei aos cubos, misturando com os ingredientes anteriores. Adicionei o ovo e a água, amassando até ficar tudo bem misturado.

Depois deixei repousar por 30 minutos. Tapei o recipiente com uma toalha e coloquei o recipiente dentro de um saco.
O tempo de repouso serve para prepararmos o recheio. Novata por estas andanças, segui a receita à risca, e na minha opinião, o recheio podia ter corrido melhor... A receita original sugere 4 maças, o que se revelou pouco, porque as azevias ficaram com mais massa que recheio.

As maças foram descascadas e cortadas aos cubos pequenos para uma panela, sendo regada com o sumo do limão. Polvilhei com o açúcar e com a canela. Ficaram em lume brando, que fui mexendo, até a massa amaciar. Retirei do lume e deixei arrefecer.






A massa descansou tempo suficiente, por isso, passei a trabalhá-la sobre a bancada enfarinhada. A massa foi estendida ao máximo, e fui cortando rodelas que depois recheei com uma colher de sopa do preparado da maçã.





Com um pincel, pincelei toda a borda, fechando a azevia em meia-lua. Calquei as extremidades e fritei em óleo bem quente.

A minha experiência correu bem, mas tenho a certeza de que se aumentarmos a quantidade de maçãs ficará muito mais saboroso.


A seguir deixo a receita dos sonhos e do bolo rainha!


Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!