terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Lombo recheado com azeitonas



8


Este foi o prato principal que servi no jantar de anos do meu maridinho, apesar de estar bem cozinhado e preparado, não posso dizer que foi devorado.

Registarei as dicas, para quem quiser experimentar.

Ingredientes:
4 dentes de alhos
230 gr de azeitonas verdes
1,5 kg de lombo de porco
4 cebolas
4 colheres de sopa de óleo
1 folha de louro
1 raminho de tomilho
2 dl de vinho branco
sal q.b.
A parte do recheio soa mais difícil do que parece. Fiz um corte em todo o comprimento, e depois fiz dos cortes na diagonal, um de cada lado, por forma a que o lombo ficasse todo aberto. Segue fotografia:



As azeitonas são cortadas grosseiramente, e aqui aproveito para me gabar da minha faca de aromas que esteve à altura! Já o alho, optei por ralar. Portanto, depois das azeitonas e do alho, tempera-se com sal. Para quem goste, podem temperar com pimenta.


Sugestão do sogrinho, misturar azeitonas pretas. Façam isso, é capaz de ficar bem melhor.


Depois vem a parte mais complicada para quem tem pouca prática na utilização do fio da cozinha, foi a primeira vez que usei, e posso dizer que não é difícil. O complicado foi perceber como o deveria enrolar, infelizmente não tirei foto, mas acho que dá para perceber pela foto final.


O lombo vai a alourar em óleo previamente aquecido e em lume forte, baixando depois de alourar de todos os lados. Este processo leva alguns minutos... Tenham em atenção o diâmetro da frigideira, usei uma com 23 cm que quase não foi suficiente para 1 lombo com 1,5 kg, que teve de ficar ligeiramente torto.


Utilizei um pirex para ir ao forno, onde coloquei o lombo no centro, juntando as cebolas, o alho, o louro e o tomilho.


Para garantir o sucesso da cozedura da carne, cobri com papel de alumínio nos primeiros 30 min, deixei no forno por 1,5 h. No final reguei com o vinho branco.


Se gostam de fruta, sugere a sogrinha, que o lombo seja recheado com ameixas.


Para um prato requintado, deveria ter acompanhado com puré, mas optei pelas batatas fritas.


Acho que no dia seguinte estava mais saboroso.




Experimentem e comentem...




Bon appétit!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!