quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lulas guisadas acompanhadas com batatas fritas



3


Apesar de estar de férias, não tenho tido muito tempo disponível para escrever. Regressada de uma viagem ao Porto, ainda a dever algumas horas ao sono, decidi actualizar as minhas receitas.


Começo por uma receita de lulas guisadas com batatas fritas.


Foi tudo medido a olho, mas vou dar as medidas aproximadas.

Ingredientes:
200 gr de rodelas de lulas
5 palitos de delícias do mar
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 dl de azeite
12 rodelas de chouriço
1 dl de vinho branco
1 tomate
2 colheres de sopa de polpa de tomate
sal q.b.
piripiri q.b.
salsa q.b.
pickles q.b.



Recorri ao resto das argolas de lulas que tinha congeladas, e que retirei do congelador por volta da hora do almoço para que descongelassem até ao momento de preparar o jantar.

Em azeite bem quentinho refoguei a cebola cortada às meias luas e os dentes de alho laminados. Ao refogado adicionei a folha de louro e deixei a cozinhar em lume brando, até a cebola ficar transparente.

Acrescentei as rodelitas de lulas, as delícias do mar cortadas em pequenos cubos, e o chouriço cortado às rodelas, cozinhando um pouco mais e adicionando o vinho branco que fez aquele maravilhoso "Pssss..."!

Ah! Entretanto tinha um tomate com um golpe em cruz em água quente, que em menos de um minuto estava pronto a ser pelado, limpo das sementes e cortado aos cubos.

Juntei o tomate cortado e a polpa ao preparado e deixei cozinhar. Pela primeira vez usei a tal da salsa seca! Gostei. Estou decidida a ter sempre na despensa um pacotinho, para prevenir o esgotamento de stock da salsa fresca...

Fritei batatas cortadas aos cubos que depois de fritas temperei com sal, deixando sobre o papel absorvente.

Misturei as batatas e o preparado de lulas, e por sugestão do meu querido juntei pickles picados para "ajudar a eliminar ou disfarçar o excesso de gordura".

Em tempos de politiquices, nada como o tempo de antena junto do fogão!



Bon appétit!

1 comentário:

  1. Realmente um prato muito simples, mas de qualquer maneira eu acho que você tem que saber fazer bem e especialmente se acompanhado por um bom pedaço de carne que eu sempre ir até o la caballeriza para comer.

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!