quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Poupança nas compras e em casa

Tenho a impressão de que as horas passam a voar. Entre o trabalho fora de casa e o trabalho em casa tenho-me levantado por volta das 09:00 para me deitar por volta da 01:00, mas durmo que nem um anjinho porque o esforço compensa!

Na segunda aproveitámos para fazer as compras do mês, e depois do jantar tive de preparar a carne para congelar que divido logo por refeições para facilitar o processo de descongelamento. Tinha um monte de roupa para engomar, enquanto via a novela, pus mãos à obra e só parei quando a roupa estava toda engomada e arrumada. Para fazer um pouco de ginástica, cada peça engomada significava uma viagem até ao roupeiro. :)

Deixei a loiça para terça, para mim o pior dia da semana porque é quando o S. tem jogo de futebol mais tarde, o que implica jantar quase à 0:00! Depois do jantar, e porque não ia logo dormir com a barriguinha satisfeita de bife com cogumelos, arrumei a cozinha o que significa: lavar e limpar toda a loiça, limpar o fogão, lavar a bancada, varrer e lavar o chão; organizei o lixo para reciclar, programei a máquina para lavar e troquei a água do bacalhau que está de molho.

A gestão da limpeza e organização da casa dá trabalho, mas é uma satisfação ver tudo limpo.

No que diz respeito ao capítulo das compras e da poupança, os truques que conhecemos funcionam:
  1. Comer antes de ir às compras;
  2. Levar a lista e não fugir ao seu conteúdo;
  3. Comparar os preços entre as diferentes marcas;
  4. Comparar os preços entre as diferentes embalagens, às vezes comprar a embalagem maior compensa mais, como é o caso, por exemplo, dos detergentes e amaciadores de roupa;
  5. Conferir as prateleiras de alto a baixo;
  6. Aproveitar as típicas promoções de "Pague 3 leve 4".

Assim de repente, não me lembro de mais nenhum, mas quanto à poupança, li um num livro (não foi propriamente uma novidade) sobre poupança a sugestão de reduzir o produto para lavar a roupa. Se repararem, na embalagem aparece a quantidade sugerida, mas se reduzirmos em 1/4 a quantidade, acreditem que não verão a diferença na roupa e conseguirão aumentar a quantidade de máquinas de referência.

A máquina de lavar trabalha depois da 0:00, durante a semana, durante a tarde de sábado ou livre trânsito no domingo, uma vez que optámos pela tarifa bi-horária. Escolho o programa económico e a centrifugação mínima, porque a roupa é usada apenas uma vez.

A seguir, vamos falar de comida!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!