sábado, 12 de fevereiro de 2011

Arroz de chouriço



3


Quarta estava numa reunião quando me lembrei que não tinha nada descongelado para preparar o jantar. Vim no caminho a pensar no que iríamos jantar, quando me lembrei que tinha duas salsinhas esquecidas no frigorífico. Então, decidi fazer um arroz de chouriço onde figurassem as duas salsichas.

Ingredientes:
1/2 cebola
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
8 rodelas de chouriço de porco preto
3 fatias de bacon
1 colher de café de oregãos
arroz
água (2x's a dose do arroz)
raminho de salsa
sal q.b.

Deixei o azeite aquecer num tacho, ao qual juntei a cebola e o alho picados, deixando refogar até a cebola ficar macia.

Acrescentei o bacon, e depois o chouriço, que deixei cozinhar até dourar. Antes de o arroz entrar em cena, acrescentei oregãos e depois a dose de arroz que equivale a pouco mais do que uma chávena de café, porque o objectivo era cozinhar para 3. Oportunamente, deixarei as medidas que utilizo conforme o total de pessoas a servir.

Envolvi muito bem os ingredientes que já estavam no tacho até o arroz absorver a gordura do bacon e do chouriço e começar a apresentar um maravilhoso tom dourado. Acrescentei a água e temperei com sal, deixando ferver por aproximadamente 10 minutos.

Para não salgar o arroz, podemos sempre ir provando um pouco do caldo até estarmos satisfeitos com o tempero conseguido.

Pouco antes de terminar a cozedura do arroz, juntei salsa picada.

Pela primeira vez lavei o arroz até perder a goma e a água sair limpa. Estava uma delicia. Eis um improviso, resultado da leitura de diferentes receitas e da preparação de outras tantas!




Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!