terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hamburgão

(In cozinha fantástica em 30 minutos)



2




Ontem assistimos ao derby e o jantar foi uma bifana! Lá está, depois de uma merecida vitória, o meu estado de espírito estava tão positivo, que cozinhei um hamburgão para o almoço do S.. E desta vez, sem grandes aventuras na cozinha. O resultado? Um hamburgão para comer e chorar por mais.


Ingredientes:
500 gr de carne de porco picada (podem optar por misturas de carne, p.e., porco + vaca)
2 colheres de chá de mistura de ervas
1 ovo pequeno
85 gr de miolo de pão esfarelado (usei pão ralado)
Sal e pimenta-preta
Algumas gotas de molho inglês
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média
1 dente de alho grande
1-2 colheres de chá de piri-piri
1/2 pimento vermelho e 1/2 pimento amarelo
Queijo mozarella (Usei queijo ralado)
Queijo da Ilha

Preparação:
Liguei o forno a 190ºC e untei a forma de tarde com fundo amovível de 25 cm com óleo.

Coloquei a carne numa tigela e juntei as ervas aromáticas, o ovo, o pão ralado, o sal a pimenta e o molho inglês, misturando tudo muito bem.
A carne foi moldada no fundo da forma, como se estivesse a preparar a massa para uma tarte, comprimindo-a bem. Coloquei a forma sobre um tabuleiro e levei ao forno por 25 minutos.

Entretanto, aqueci o azeite e refoguei a cebola e o alho picados, juntando o piri-piri e deixando cozinhar por 5 minutos. Lembram-se do truque de adicionar uma pitadinha de sal para não queimar a cebola? É muito útil. Claro que ter cozinhado na boca mais pequena e com o lume no mínimo também ajudou.

Utilizei pimento vermelho e amarelo, que cortei aos cubos, apesar de a receita sugerir apenas o vermelho.
Como na sexta não fui ao mercado porque não parava de chover, e no fim-de-semana não me apeteceu ir às compras, não tinha os dois tomates que deveria cortar aos cubos, e também não tinha 50 gr de cogumelos.

Ralei o queijo da Ilha e tirei do frigorífico o queijo ralado para não me esquecer de adicionar.

O tempo de cozedura havia acabado, portanto, escorri o molho da carne. Coloquei o refogado por cima, depois os pimentos, (a seguir seria a vez do tomate e dos cogumelos, parte que saltamos) e por último o queijo ralado e o queijo da Ilha. Vai ao forno por mais 5 minutos ou até o queijo derreter.

A receita sugere mozarella e queijo da Ilha, claro que a foto do livro é mais gulosa do que a minha, já que o mozarella não fazia parte dos ingredientes disponíveis no frigorífico!


Apesar de ser quase 00:00 dei uma garfada e pude comprovar que com um bom estado de espírito saio-me muito bem na cozinha!




Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!