sábado, 12 de fevereiro de 2011

Massa à camponesa


4

Ao folhear um dos livros de receitas que tenho, encontrei uma receita de massa que me pareceu interessante. Não pela combinação de ingredientes, mas pela curiosidade de comparar com a massa que eu costumava preparar num dos meus improvisos...

Ingredientes:
1/2 cebola
1 dente de alho
2 bifes do cachaço de porco
3 colheres de sopa de vinho branco
1,5 tomate
500 gr de massa
150 gr de ervilhas

Para enfeitar:
1 ramo pequeno de cebolinho

Para servir:
queijo parmesão

Comecei por ferver a água para cozer a massa, que ao levantar fervura adicionei e deixei cozer por 5 minutos, adicionando as ervilhas e deixando cozinhar em lume brando por mais 5 minutos.

Entretanto, cortei os bifes aos pedaços, e piquei a cebola e o alho que fritei em azeite bem quente. Deixei cozinhar por 4 minutos, até a cebola ficar branda, mexendo de vez em quanto.

Juntei a carne à cebola e deixei saltear por 7 minutos. Adicionei o vinho e o tomate pelado cortado em pedaços pequenos. Levantando fervura, reduzi o lume e deixei fervilhar por 10 minutos.

Escorri a massa e as ervilhas que juntei ao preparado da carne, mexendo suavemente até os ingredientes estarem bem misturados.

Rectifiquei os temperos, aproveitando para adicionar uma pitadinha de açúcar para eliminar a acidez do tomate.

Polvilhei com cebolinho e queijo ralado.

Servi depois da sopa de alho francês e cogumelos. Como era bem tarde, berbemos chá de camomila quentinho para ajudar a fazer a digestão.

Confesso que não segui a receita original à risca porque a massa é servida com salsichas de porco magras. O objectivo é provar que variar um bocadinho não faz mal a ninguém, e garanto-vos que não fica nada no prato.



Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!