quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Peru com caju e dia de aniversário




8




Passada quase uma semana, está mais do que na hora de comentar o jantar especial do dia do meu aniversário. Com todo o stress, esqueci-me de tirar uma fotografia da mesa de jantar. Mas tive direito a uma rosa e a uma geribéria em tons laranja no centro da mesa, e a indicadores feitos por mim no Microsoft Office Publisher.



Ementa:

-Entradas
Paté de atum
Azeitonas
Queijo
Pão

-Prato principal
Peru com caju, acompanhado de arroz branco e salada verde
-Sobremesa
Chocolate Guiness Cake

-Bebidas
Vinho tinto para o jantar e Café e Chá para depois
Chegámos a casa por volta das 19h00 e tínhamos marcado o jantar para as 20h00, a sorte é que a T. veio dar uma ajudinha!

Começámos por ligar o forno, e deitámos mãos à preparação do bolo. (sugestão) Foi preparado tão depressa, que temi que ficásse menos saboroso. Enganei-me redondamente. Apesar de a Nigella sugerir que seja servido no dia seguinte ao da preparação, garanto-vos que é uma delícia servido ainda quente. A minha sogra adorou, e disse mesmo que de todas as vezes que comeu o bolo, esta foi a melhor. O queijo-creme foi colocado apenas no topo do bolo, não o barrei totalmente como na sugestão.




Quanto ao peru com caju, seguem os ingredientes:
8 colheres de sopa de óleo de amendoim
600 gr de peru
2 dente de alho
4 colheres de sopa de maisena
2 clara de ovo tamanho médio
4 colheres de sopa de mel
12 colheres de molho de soja
250 gr de castanhas d'água de lata
200 gr de rebentos de soja
85 gr de caju torrado
4 colheres de sopa de vinagre de arroz ou de vinho branco


Preparação:
Descascámos o alho que picámos e deitámos numa tigela, juntando a maisena e a clara, misturando muito bem.


O peru foi cortado em tiras, como se fosse strogonoff, que envolvemos na mistura anterior.


O mel foi misturado com o molho de soja, e 8 colheres de sopa de água, ficando de reserva. Se tiverem, podem acrescentar saqué ou xerex (4 colheres de sopa).


As castanhas foram das tradicionais que encontrámos na secção dos congelados, ao lado das batatas pré-fritas congeladas. Foram cortadas aos bocados. Os rebentos de soja, que encontrei junto dos molhos e que se chamam rebentos de feijão, foram lavados e escorridos.
Com todos os ingredientes preparados, começámos a cozedura:
Numa frigideira grande, aquecemos as 4 colheres de sopa de óleo (vegetal porque não tinha de amendoim) juntámos o peru que deixámos saltear, mexendo sempre, até começar a ficar esbranquiçado. Juntámos o caju e deixámos saltear por 30 segundos, adicionando o vinagre. Retirámos o peru com uma escumadeira para uma tigela.


Deitámos o resto do óleo na frigideira, deixámos aquecer bem, e juntámos as castanhas que saltearam um pouco.


Acrescentámos o peru na frigideira juntamente com os rebentos de feijão. Deixámos saltear um pouco e juntámos o preparado do mel, misturando bem e deixando aquecer.

Servimos com arroz branco, que com tanta agitação ficou um pouco cozido, mas como foi servido com o peu por cima, ninguém reparou. Afinal, temos de estar confiantes com os nossos cozinhados!




Apesar de ter trabalhado no escritório, ter preparado a casa para receber a família, ter feito as compras no mesmo dia, e ter cozinhado, apesar de ter acabado o dia de rastos, adorei ter a família comigo nesse dia especial.
Recebi muitas flores, que adorei.

Sugestão, façam do vosso dia, um dia especial, independentemente da importância e do festejo que lhe atribuam.

Beijinho grande a todos os que participaram!




Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!