sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pizza, nova especialidade da minha cozinha!



2



Caso para dizer que parece que estamos em sintonia! O blog que sigo diariamente, assim como mais metade da população portuguesa, também tem pizza!!! Quando vim para postar a minha experiência, não contive uma enorme gargalhada.


Confesso que quando comecei a preparar a minha pizza, nem pensava comentar, mas foi quando me apercebi que da última vez, em que me fartei de resmungar com a massa porque não estava mole e a estivar como devia, porque faltava manteiga, que decidi postar o jantar e comentar o meu erro. Confirma-se, a pressa é inimiga da perfeição.


Além de ter percebido o meu erro, aconteceu algo espectacular, devo estar a começar a viver no auge do dedo para a cozinha, porque a massa ficou com uma textura tão maravilhosa que decidi: "Tenho mesmo de comentar com os amiguinhos esta experiência!".


O S. concordou! Foi a minha melhor pizza.


Como já havia comentado, uso a massa dos scones, por isso, se quiserem aproveitar, é só alterar a quantidade de água por leite, esticar a massa para que fique com aproximadamente 2,5 cm de altura, cortá-la em quadrados, pincelar com leite, colocar num tabuleiro untado com farinha e levar ao forno por 180ºC por 10-15 min. Podem ainda acrescentar frutos secos à massa. Sirvam quente acompanhado de um chá e de diferentes compotas ou manteiga. Dá um lanchinho excelente.



Ingredientes para a massa:
250 gr de farinha
3 colheres rasas de fermento em pó
Pitada de sal
1 colher de café de ervas de provence (improviso meu)
50 gr de manteiga
1,5 dl de água

Preparação:
Coloquei todos os ingredientes numa tigela e amassei à mão até descolar da tigela e aparentar uma textura macia e moldável, provocada pela manteiga!. Deixei repousar, aproveitando para lavar a loiça.

Voltei a amassar a massa em cima da bancada da cozinha polvilhada de farinha, bem, que diferença. Foi aí que pensei que tinha de comentar esta receita, pois previ que íamos comer uma pizza com uma massa quente e fofa.

Coloquei a massa em cima do tabuleiro untado com farinha, o forno estava a 180º, e comecei a dispôr os ingredientes.

Comecei pelo famoso molho de tomate para pizza (sugestão), que estou na dúvida se continuarei a comprar, porque afinal, além: do molho de tomate, cebola picada, ervas de provence e uma pitada de açúcar, que é a minha receita habitual; provavelmente tem conservantes que não me interessam muito.

Depois o queijo mozarella ralado, 2 latas de atum previamente desfeito com o garfo, algumas rodelas de chouriço, azeitonas e por último cebola cortada em meia lua muito finamente.



Foi ao forno por 25 minutos, e acompanhámos com salada verde e um chá verde com mel bem quentinho.


Hoje, quando sair do trabalho vou a pé até ao mercado para comprar uma carrada de tomates para fazer a sopa da Miss Dalh, espreitem a grelha da Sic Mulher! A rapariga tem jeito.




Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!