quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sopa de couve e cenoura

Estou de regresso, com novidades sobre as tão prometidas experiências culinárias! Claro que fiz a sopa de couve e cenoura, mas não na segunda porque tivemos a visita de uns primos do S. que vieram bem acompanhados na companhia de uns franguinhos assados. Afinal, quem não gosta?

Mas, não nos livrámos da sopa no dia seguinte, até porque estou decidida a perder uns quilinhos até ao Verão.

Acontece que o dia que escolhi para fazer da sopa o nosso jantar light, não foi propriamente o melhor. É que, terça, é sinónimo de jogo de futebol entre amigos. Não ia dar apenas sopa ao S. quando, ainda por cima, chega sempre num misto de demasiado branco e demasiado vermelho, de tanta corrida e de tanta transpiração.

Avançando para a receita, tenho a comentar que é excelente. Fácil de preparar, mas com um tempo de cozedura um bocadinho excessivo: 45 min.

Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
1/2 couve coração
1 tomate pelado
4 colheres de sopa de polpa de tomate
0,75 l de água fervida
sal q.b.
pitadinha de gengibre
pitadinha de açúcar

Começamos por aquecer o azeite, ao qual adicionaremos a cebola e o alho picados, deixando refogar por 5 min. ou até a cebola começar a esbranquiçar.

Truque para a cebola não queimar: adicionar umas pedrinhas de sal quando se coloca a cebola.

Enquanto a cebola e o alho refogam, aproveitamos para cortar a cenoura às rodelas. A cenoura é acrescentada e fica a cozinhar por 10 min. O tempo de cozedura permite cortar a couve em Juliana. A couve acrescentamos passados os 10 min da cenoura cozer e deixamos a couve cozer.

Acrescentei 1 tomate pelado cortado aos cubos, apesar de a receita não o sugerir.

Logo que os legumes estejam bem cozinhados, acrescentamos a água fervida, temperando com um pouco de sal, uma pitadinha de gengibre, as 4 colheres de sopa de polpa de tomate e uma pitadinha de açúcar para eliminar a acidez do tomate.



A sopa estava uma delícia. Acontece que como cozi massa para o jantar do S., não resisti e preparei uns cogumelos aos quais juntei o resto da massa, que depois polvilhei com queijo ralado. Ai, se arrependimento matasse, não estaria a escrever...




Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!