quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vai um muffin?



12 unidades


Com vontade de cozinhar um doce, e mais ainda de o comer, depois de alguma pesquisa decidi fazer muffins.

Antes da primeira dentada, lembrei-me de um amigo e ex-colega de trabalho, que um dia chegou ao pé de mim e disse com entusiasmo: "Tens de vir comigo a uma loja onde têm bolos melhores que sexo!". Fiquei curiosa. Primeiro porque tanto entusiamo surpreendeu-me, depois porque pensava que relativamente a este assunto já tinha ouvido de tudo. Acho que comecei a imaginar uma espécie de cupcake. E acreditem que este episódio passou-se muito antes de cheirarmos as fotos dos gulosos cupcakes. Acompanhei-o até à loja, onde fui verdadeiramente surpreendida quando ele pede uma tarte de nata! Bem, gostos não se discutem!


Ingredientes, para o muffin, a tarte de nata fica para depois:
1 tablete de chocolate culinário
200 gr de farinha
125 gr de açúcar amarelo
2 ovos
75 gr de manteiga amolecida
9 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de fermento em pó
manteiga para untar


Preparação:
Comecei por derreter a manteiga em banho-maria, e liquei o forno a 180ºC. Depois barrei as forminhas com a manteiga e cometi a asneira de polvilhar com farinha o que significou uma batalha no momento de retirar os bolinhos das formas.

Parti metade da tablete em quadradinhos e a outra metade cortei com uma faca. Podem usar a picadora, mas não me apeteceu fazer barulho.

Numa tigela bati a manteiga derretida e o açúcar até conseguir uma mistura cremosa. Noutra bati os ovos com o leite, e noutra misturei a farinha, o cacau e o fermento em pó.

Juntei o preparado dos ovos ao da manteiga, mexendo bem. Depois foi a vez da mistura da farinha. Por último, o chocolate triturado, que mexi para envolver bem na massa.

Dividi a massa pelas forminhas e coloquei um quadrado de chocolate inteiro dentro de cada uma das formas.

Levei ao forno por 20 minutos.



Depois da cozinha arrumada, e de um banhinho, nada melhor que um muffin e um chá! Um momento relax!




Bon appétit!

1 comentário:

  1. Hum delícia heim,seguindo,segue ai tbm;
    http://beautyblack2.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!