sexta-feira, 25 de março de 2011

Almôndegas de carne com cogumelos



3


Devia estar inspiradíssima quando preparei estas almôndegas com cogumelos fresquinhas que, na minha modesta opinião, estavam uma delícia.

Estas últimas duas semanas trabalhei por um mês inteiro. E, como comentei no post anterior, começámos com as limpezas e arrumações, com o principal objectivo de organizar pequenos espaços aproveitando-os ao máximo. Isto para explicar, que além de passar poucas vezes no blogue, não ando com espírito de conversadora.


Deixo os ingredientes:
- 300 gr de carne de porco picada;
- 1/2 cebola;
- 50 gr de manteiga;
- 4 cogumelos brancos frescos;
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate;
- 2 colheres de sopa de vinho tinto;
- Água q.b.;
- Pitada de açúcar;
- Coentros.


Modo de preparação:
Tempere a carne com sumo de limão q.b., sal e colorau. Pique a cebola e coloque a manteiga no tacho para ir derretendo. Lamine os cogumelos.

Com a manteiga derretida, adicione a cebola e deixe-a cozinhar um pouco acrescentando depois os cogumelos que não devem ficar sobrepostos.

Vá formando pequenas bolas com a carne, a acrescentar logo que os cogumelos apresentem estar cozinhados. Não devem ser mexidas com qualquer instrumento culinário, mas sim, vá agitando suavemente o tacho permitindo que as almôndegas virem e cozinhem.

Junte a polpa de tomate e a pitada de açúcar. Acrescente o vinho tinto e um pouco de água fervida para fazer o caldinho. Adicione os coentros picados, sem abusar para não intensificar o sabor.

Deixe cozinhar em lume baixo por 15-20 min.


Acompanhe com esparguete, que deve cozer em água fervida temperada com sal e, se gostar, adicione um caldo knor de legumes. O esparguete coze por 10-12 min, prove até estar a gosto.



Espero que goste tanto quanto eu e o S. gostámos!




Bon appétit!

3 comentários:

  1. Devem estar divinas!
    Vou experimentar.
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  2. Adoro almôndegas com puré de batata caseiro ...
    Obrigado pelo comentário no meu blog, Retrato a Sépia. Por favor divulgue via facebook ...
    Obrigado
    A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!