terça-feira, 29 de março de 2011

Bacalhau à lagareiro (à minha maneira)



2


Decidida a controlar o peso, decidi jantar sopa ou salada evitando farináceos, arroz e batata depois das 18h00. Parece estar a resultar mas, para uma gulosa como eu, tinha de existir alguma excepção, por isso, de sexta ao jantar a domingo ao almoço esqueço as minhas regras!


Assim, o jantar de sexta foi bacalhau à lagareiro com batata assada no forno. E, para sobremesa, um bolo de mousse de chocolate! Com certeza que concordarão comigo de que é uma ementa bem gulosa!


Ingredientes para o bacalhau:

- 2 postas de bacalhau;

- 6 dentes de alho q.b.;

- 1 folha de louro;

- 1 pimento verde ou vermelho;

- 2 fatias de bacon;

- azeite q.b.;

- 6 batatas pequenas;

- sal grosso.


Modo de preparação:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Lave as batatas para retirar a sujidade e coloque num tabuleiro de forno, salpicando com sal grosso e regando com azeite. Leve ao forno durante 25 min.


Passados os 25 min, junte o bacalhau, o louro, o alho e o pimento limpo de sementes e cortado às tiras. Coloque a fatia de bacon sobre cada posta de bacalhau e regue tudo com azeite, levando ao forno por 25 min.


A receita sugere que seja acompanhado de salsa fresca e borrifado com vinagre, parte que saltei porque a fome apertava, e porque não li o final!


A fatia de bacon é sugestão pessoal e dá um gostinho especial.


Para quem tenha por hábito congelar os pimentos, sugiro que deixe descongelar totalmente antes da preparação da receita, caso contrário, arriscam-se a comer bacalhau cozido no forno! Que foi o que nos aconteceu, mas apesar deste pequeno descuido, não sobrou nada!



Querem saborear o bolo de mousse de chocolate? Espreitem o próximo post!




Bon appétit!

2 comentários:

  1. gostei da ideia de nao comer farinaceos depois das 18h :) adorei este teu bacalhau, e que bela maneira de honrar as batatinhas :) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Barida!
    Obrigada pela visita! Não é uma medida fácil. Ainda ontem, apesar de uma maravilhosa sopinha, apetecia-me comer este mundo e o outro. Fico satisfeita por perceber que, aos poucos, sinto que estou a perder volume.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!