terça-feira, 29 de março de 2011

Bolo de mousse de chocolate




8

Este bolo é uma delícia, principalmente se incluirmos na sua preparação os palitos la reine que, não existindo em stock foram substituídos por ... bolacha maria!


Quase podemos chamar de bolo de bolacha!


Seguem os ingredientes para uma sobremesa bombástica:

- 130 gr de manteiga;

- 5 colheres de açúcar;

- 4 ovos;

- 200 gr de chocolate de culinária;

- 400 gr de palitos la reine (aqui substituídos por bolacha maria);

- 1 cálice de água;

- 1 cálice de vinho do Porto.


Modo de preparação:

Este modo de preparação não segue o sugerido pela receita, pois depois de preparar este bolo uma série de vezes, conclui que não é muito diferente da mousse. Por isso, ignoro a sugestão de amolecer a manteiga e batê-la com o açúcar e os ovos, e derreto-a juntamente com o chocolate.


Derreta a manteiga juntamente com o chocolate. Entretanto, bata as gemas com açúcar até obter um creme esbranquiçado. As claras devem ser batidas em castelo.


Ao creme das gemas com o açúcar, adicione parte do chocolate derretido envolvendo bem e acrescentando depois parte das claras em castelo, processo a repetir até acabar os preparados de chocolate e de claras.


Numa taça junte a água e o vinho do porto onde mergulhará as bolachas.


Comece por barrar a superfície do prato de servir (sugiro um pirex ou tupperware) com a mistura de chocolate, depois uma camada de bolacha, repetida as camadas até acabar a mistura do chocolate. A última camada deve ser de chocolate.


Apesar de ter usado todo o chocolate, pode reservar um pouco ao qual adicionará 2 dl de natas e 5 colheres de açúcar, usando esta mistura para cobrir o bolo. Com esta medida, a manteiga deverá ser amolecida e acrescentada às gemas e ao açúcar, evitando que a cobertura fique enjoativa.



Experimente, as duas versões! É uma excelente maneira de acabar uma semana de stresses e começar o fim-de-semana bem consolado!




Bon appétit!

2 comentários:

  1. Bom dia Nina!
    Obrigada pela visita. Experimente as duas versões, pena que o seu marido não goste de chocolate!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!