quinta-feira, 17 de março de 2011

Carne de porco à Alentejana





3



Esta semana estou de rastos, mas satisfeita por estar a cumprir o meu objectivo pessoal para esta semana! O que significa que amanhã, provavelmente, teremos uma refeição especial. Sem vinho, pois decidi deixar de beber, ainda que o fizesse muito raramente. Quero ter a certeza se, os quilinhos a mais estão ou não parcialmente relacionados com o seu consumo.

Claro que ando a comer sopinha com base de beringela e sem batata... Não é difícil de comer, mas estou numa fase em que me apetece bife com batatas fritas. Sentem o mesmo quando começam a tentar controlar as calorias ingeridas diariamente?


Seguem os ingredientes para a receita deste post, adaptados ao que havia na despensa:
- 200 gr de carne porco
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de vinho branco
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- pitada de açúcar
- 2 colheres de sopa de pickes picados
- batatas fritas cortadas aos cubos
- salsa picada q.b.


Modo de preparação:
Comece por descascar as batatas, cortando-as aos cubos (=quartos) e reserve em água.
Corte a carne em quadrados pequenos.

Pique a cebola finamente e rale, ou pique, 2 dentes de alho.

Coloque o azeite na frigideira, permitindo que aqueça um pouco e acrescente a cebola picada seguida do alho. Deixe cozinhar até a cebola ficar branda.

Entretanto, coloque as batatas para fritar, sem encher demasiado o cesto.

Ao refogado, junte a carne e deixe alourar, acrescentando depois o vinho e a polpa de tomate. Deixe cozinhar um pouco e acrescente um pouco de água fervida. Adicione pitada de açúcar para quebrar a acidez do tomate e deixe cozinhar por mais 10 min.

Com o lume desligado, junte as batatas ao preparado da carne e acrescente os pickles e a salsa picada envolvendo tudo.



É só servir, e comer!




Bon appétit!

3 comentários:

  1. Olá, Rita, obrigada pela visita e pelos mimos. Como eu te entendo...é o velho problema do fruto proibido.
    Experimenta comer pouco, muitas vezes. Comigo vai resultando, com a ajuda da caminhada.
    Beijinhos e tem um bom fim de semana.
    Nina

    ResponderEliminar
  2. querida..estou a gostar...trabalha um pouco mais com qualidade da foto...a proxima vez tenho ver settings que tu usas para tirar foto..pk mesmo com tua maquina podes tirar um melhor.beijo..adoro-te amiga

    ResponderEliminar
  3. Nina,
    É mesmo de umas boas caminhadas que estou a precisar! A sorte é que o sol já espreita e começa a apetecer dar um passeio à beira-mar!
    Beijinho

    Mila,
    Obrigada pela visita. Fica combinado, quando voltares cá dás uma vista de olhos na máquina.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!