terça-feira, 1 de março de 2011

Chalotas com castanhas


(In Manual Prático de Cozinha Vegetariana)




2

Definitivamente, uma receita a repetir. A combinação da chalota com a castanha, é uma delícia! Quis aproveitar o resto das castanhas do peru com caju (sugestão), e como tinha comprado chalotas que continuavam por utilizar, não hesitei!

Ingredientes:
8 chalotas
100-150 gr de castanhas
50 gr de manteiga
2 colheres de sopa de vinho branco ou tinto
150 ml de caldo de legumes
pimenta q.b.
salsa picada para guarnecer

Preparação:
Comecei por derreter a manteiga numa frigideira. Entretanto, aproveitei para ferver a água para cozer as castanhas.

Descasquei as chalotas que juntei à manteiga derretida, deixando cozinhar por 10 minutos, até ficarem ligeiramente douradas.

Juntei o vinho e deixei borbulhar durante 4-5 minutos. Depois, adicionei o caldo de legumes e temperei com um pouco de pimenta, deixando cozinhar por mais 5 min.

Retirei as chalotas às quais juntei as castanhas, reguei com o molho que filtrei com o passador, e polvilhei com a salsa picada.

A receita original sugere que se adicione 1 colher de sopa de açúcar antes do vinho deixando caramelizar; 1 folha de louro depois de juntar o caldo, que excluí porque o S. não gosta do sabor que o louro confere à comida; e 1 pitada de sal que não adicionei porque gosto de evitar a utilização deste tempero.

Sabem que se digo que estava bom era porque estava, caso contrário, teríamos mais um post a comentar os meus dasatinos na arte de bem cozinhar. Acho que sou mais pratos vegetarianos que bolos!




Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!