quarta-feira, 9 de março de 2011

Preparar pão


Não tem grande ciência, mas tal como melhorei a receita por explorar outros blogues, deixo o meu modo de preparação para que outros possam ler, sugerir, ou melhorar.

Apesar de a máquina do pão ser útil, nós não temos. Se não referi, volto a referir, se tivesse: 1 micro-ondas, 1 máquina de fazer pão, 1 bimby; e outro qualquer equipamento de utilidade diária mas que só falta falar, teria de comprar móveis extra.

Nada melhor que, depois de um dia de trabalho, espancar a massa do pão!

A receita que utilizo é a que vem na embalagem: para 1 pão de forma = 500 gr de farinha. Costumo usar a de sementes ou a de soja.

Agora, aprendi que se misturar metade da quantidade de farinha de trigo T65, no pasa nada. Então, a minha receita: 250 gr de farinha para pão + 250 gr de farinha trigo, 2 colheres de sopa de óleo vegetal e 300 ml de água, rectificando o sabor com uma pitada de sal.

Na preparação, não inventei nada: misturo os ingredientes até a massa estar homogénea e descolar da tigela. Tapo e deixo repousar para levedar. Passadas 2 horas, trabalho a massa e coloco dentro da forma tipo bolo inglês. Deixo mais 2 horas, ou até ser hora de levar ao forno.

Já experimentei adicionar pitada de fermento de padeiro, mas não percebi qualquer diferença.

Em questões de poupança no consumo de energia, costumo colocar o pão no forno à meia-noite, já que das 00h00 às 07h00 a energia é mais barata. E, aproveito para preparar logo dois pães!

Depois de arrefecer, corto em fatias e separo por sacos de congelação. Normalmente 2 pães dão para 1 semana.


Aceito as vossas sugestões!



Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!