quarta-feira, 30 de março de 2011

Salsichas frescas com couve



2


Terei sido a única pessoa que se emocionou ao ver o Tony despedir-se da sua família para ir para a Guerra do Ultramar? É verdade, adoro ver a série do canal 1, "Conta-me como foi". Já via a versão espanhola, mas a nossa é bem melhor! Porque é nossa! Tenho pena que esteja prestes a terminar.


Não quero tornar o post melancólico, até porque o meu objectivo é falar das aventuras culinárias. Para dar uma pitada de alegria e transmitir cor e sabor aos meus dias e aos dos que têm tido a simpatia de me acompanhar.


Assim, seguem os ingredientes e modo de preparação para as salsichas frescas, que perduravam na minha memória dos sabores.


Ingredientes:

- 4 salsichas frescas;

- 10 folhas de couve;

- 1/2 cebola picada;

- 1 dentes de alho;

- 2 tomates pelados;

- 1 cubo de caldo de galinha;

- 1 folha de louro;

- sal e pimenta;

- 2 colheres de sopa de azeite;

- 1 copo de água (200 ml);

- palitos de madeira.

Modo de preparação:

Comece por cortar os talos das couves, lavando-as de seguida. Coloque numa panela com água a ferver e deixe escaldar por 5 min. Depois, retire folha a folha e reserve.


Coloque o azeite num tacho largo e, depois de aquecido, junte a cebola picada, o alho e o louro, deixando refogar.


Enrole uma salsicha em duas folhas e prenda com um palito em cada ponta. Repita até todas as salsichas estarem enroladas com a couve!


Pique os tomates pelados e junte ao refogado.


Adicione as salsichas. Aqui, a receita original sugeria 1 copo de água e 1 copo de vinho branco. Como o vinho branco tinha acabado, optei por adicionar 200 ml de água onde dissolvi o caldo de galinha.


Tempere com sal, pimenta (e cravinhos se tiver!).


A meio da cozedura, vire as salsichas. Cozinha por 30 minutos.


Acompanhe com arroz de manteiga. Fácil de preparar: aqueça uma colher de sopa de azeite e algumas nozes de manteiga (aproximadamente 2 colheres de sopa). Quando a manteiga derrete, junte o arroz e deixe alourar um pouco. Junte o dobro da medida de arroz de água fervida. Cozinha por 10-12 min, ou até ficar sem água.



O arroz estava uma delícia!



No domingo os meus pais almoçaram connosco, e fiz pastéis de feijão para sobremesa! Tema do próximo post.



Bon appétit!

2 comentários:

  1. Oh! Princesa, isto só pode ser telepatia... Não é que o almoço de amanhã são salsichas estufadas com couve lombarda? a única diferença é o acompanhamento -- opto por puré de batata, exigido pelos meus meninos, em nome da tradição.
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Nina!
    Adoro puré, mas o mesmo não posso dizer do maridinho, que só de ouvir torce o nariz!
    Bom almocinho
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!