quinta-feira, 31 de março de 2011

Tarteletes de grão

12 unidades


Estes bolinhos são dos meus favoritos, mas nunca os havia comido caseirinhos e muito menos, feitos por mim!


O engraçado é que os preparei para a sobremesa do almoço de domingo, em que contámos com a presença dos meus pais que, apesar de eu ter dito que era sobremesa, limitaram-se a ouvir o que lhes apetecia e, começaram pela sobremesa! A minha mãe, tão gulosa quanto eu, disse que pensava que eram um salgado, e disse-o com um ar de menina pequenina que acabou de fazer asneira e tem medo de ser repreendida! Claro que não fiquei nem um bocadinho aborrecida, até porque, com um ar tão mimoso, quem se atreveria a ficar aborrecido?


A listinha de ingredientes:

Para a massa exterior:

- 200 gr de farinha;

- 2 colheres de sopa de óleo;

- 2 colheres de sopa de açúcar;

- 1 ovo;

- água q.b.


Para o recheio:

- 250 gr de açúcar;

- 0,7 dl de água;

- 1 lata pequena de grão;

- 6 gemas;

- 1/2 limão (raspa);

- 1 colher de sobremesa de farinha;

- 1 colher de chá de canela em pó;

- 80 gr de amêndoa.


Modo de preparação:

Numa tigela, junte a farinha e adicione o óleo, o açúcar e o ovo. Acrescente a água aos poucos, até obter uma massa macia e moldável. Deixe repousar durante 20 min.


Entretanto, prepare o recheio: Junte o açúcar com a água e leve ao lum e até obter um ponto de fio. Escorra o grão e retire a pele, passando-o pelo passe-vite para triturar. À parte, junte as gemas com a raspa de limão e a farinha e mexa bem. Verta o açúcar em fio, mexendo sempre. Acrescente a canela, a amêndoa e o grão e envolva bem.


Ligue o forno a 180º C e unte as tarteletes com manteiga.


Estenda a massa que reservou até ficar bem fina e cobra as tarteletes.


Verta o preparado nas tarteletes e disponha-as num tabuleiro. Leve ao forno por 40 min. Deixe arrefecer e desenforme.


Agora, uma revelação! Não tinha amêndoas, até me doeu o coração!, lembrei-me que tinha amêndoins com sal, que lavei muito bem para retirar o sal e sequei com papel absorvente picando-os de seguida!


Estavam uma delícia! É uma receita a repetir.


Espero que também gostem!
Bon appétit!

3 comentários:

  1. Uma optima sugestão para aproveitar grão cozido que sobra!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. olá :) participe no meu sorteio duma peça de bijuteria:
    www.atelierizzy.blogspot.com
    obrigada

    ResponderEliminar
  3. Eu não digo que estamos em sintonia? Viu o meu post de ontem, na cozinha...?
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!