quarta-feira, 20 de abril de 2011

Arroz doce



Acho que nunca comentei, por isso, vou fazer o desabafo. Infelizmente, o excesso de responsabilidade doméstica e o pouco tempo disponível, não permitiu ás bisavós, avós e também mãe a possibilidade de deixarem de herança livros de culinária. Não imaginam como isso me magoa, principalmente quando vou à casa de um amigo do S. onde vejo prateleiras e prateleiras de livros da avó com apontamentos acerca das melhores receitas, das que tem de repetir, e das que não correram como desejava. Claro que a bíblia da culinária faz parte da sua maravilhosa coleção: o Livro Pantagruel! Este fim de semana o hiper aqui da zona tinha-o à venda com 30% de desconto. Admito, está na minha lista Must Have.



Isto para dizer, que estou decidida a preparar um livro de apontamentos para que os filhos possam acompanhar mais de perto as experiências culinárias, conhecendo melhor os gostos dos pais, e aos mesmo tempo dar-lhes um pouco do cheiro da nossa vida familiar enquanto casalinho.


A receita do molotov, já cá canta, agora, foi a vez da do arroz doce!


Ingredientes:

- 0,5 lt de leite; - 1 casca de limão; - 1/2 pau de canela; - 1 chávena de chá de arroz; - pitada de sal; - 2 chávenas de água fervente; - 1 chávena de arroz de açúcar; - 4 gemas.


Modo de preparação:

Comece por ferver 2 chávenas de água, acrescentando o arroz e a pitada de sal. Deixe cozinhar por 15 min. Ferva o leite com a casca do limão e o pau de canela. Depois de o arroz cozer e o leite ferver, junte o arroz e o açucar ao leite fervido e mexa suavemente até obter um creme suave. Deixe cozinhar por 15-20 min. Passe para taças individuais e deixe arrefecer. Decore com canela em pó.


Para o meu irmão L. o bolo de chocolate ou o bolo mármore eram a sua sobremesa preferida, para o pai era o pão de Ló, já eu era o molotov ou o arroz doce, sobremesa devorada também pelos sobrinhos! Assim de repente não me lembro do doce preferido dos outros manos, mas uma coisa é certa, tal como nós, não torciam o nariz a nenhum dos doces!




São boas recordações, que devem ser preservadas!

10 comentários:

  1. Boa tarde. Se não temos herança fazemos nós :)
    Recebi como prenda de anos uma dessas heranças. Apesar de não ser de sangue é como se fosse, a minha tia N com origens dos EUA deu-me o livri completo da Betty Crocker´s uma biblia de cozinha para os americanos. Era da tia e isso deixou.me muito feliz.
    Continue com a ideia. e não se esqueça que o blog tambem ja é uma herança grandiosa.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela visita e pelas palavras confortantes! Usa e abusa da prendinha, com certeza repleta de truques e dicas!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Minha linda, aprendi a cozinhar com o Pantagruel, para mim o melhor livro de culinária do mundo. Um clássico, outros chamar-lhe-ão antiquado.
    É, como dizes, um must have.
    Ensina TUDO, desde como pôr a mesa a desossar um perú.
    A minha aventura culinária como autodidata começou aí.
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  4. eh eh, a minha Bimby faz um arroz doce maravilhoso! Deixa a minha bicharoca nascer e eu desenjoar de estar muito tempo a cozinhar que depois a gente conversa, vir ao teu blog é uma tortura! Beijokas.

    ResponderEliminar
  5. Olá Nina! Obrigada pela visita. Claro que quando realizar o meu desejo de ter o Pantagruel partilharei com os amigos que seguem diariamente.
    Olá Pataquita! Ficamos à espera que partilhes as tuas receitas!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá, visitei esse blog e gostei muito; porém não reconheci certas palavras. A qual país vocês pertencem?

    Muitos beijos **Isabel**
    São Paulo - Brasil

    ResponderEliminar
  7. Olá Isabel! Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário. O blog é escrito em Português, ainda sem ter adoptado o novo acordo. A existirem palavras que desconheça, não hesite em pedir apoio.
    Obrigada e boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Olá "Anónimo"! Obrigada pela visita e pelo comentário. Espero continuar a supreender com os dias da nossa vida!
    Obrigada e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Olá pessoal gostei muito das suas dicas e do arroz-doce e quero muito saber de que lugar vocês são. muitos beijos

    Maria Clara Valverde

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!