quarta-feira, 20 de abril de 2011

Biscoitos de Amêndoa




(In Cozinha Fantástica em 30 minutos)


Este fim de semana fomos ao jantar de aniversário da sogra, já estava decidido que a prenda seria algo "home made". Depois de folhear um dos livros de culinária, encontrámos a receita ideal, biscoitinhos de amêndoa. Lida a receita e elaborada a lista de ingredientes, foi só deitar mãos à obra. A compra dos ingredientes foi motivo para uma caminhada até ao Shopping mais perto. Já de regresso, foi só fazer magia, transformando farinha, amêndoas e ovos em bolinhas de massa!


Ingredientes:
- 25 gr de amêndoa pelada; - 1 ovo médio; - 125 gr de açúcar; 1 colher de café de fermento em pó; - 50 gr de amêndoa moída; 125 gr maizena; - 1/2 colher de extracto natural de amêndoa (usei baunilha); - açúcar em pó para polvilhar.

Modo de preparação:
Aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro grande com papel vegetal. Pique finamente as amêndoas peladas e reserve. Bata o ovo com o açúcar até obter um creme grosso. Peneire o fermento e junte ao creme, adicione as amêndoas moídas, a maizena e o extracto de amêndoa. Com as mãos molhadas, molde 16 bolas um pouco maiores do que uma noz e ponha sobre o tabuleiro ligeiramente afastadas. Polvilhe com as amêndoas picadas que reservou e leve ao forno por 8-10 min. Deixe arrefecer por 1 min no tabuleiro e seguidamente passe-os para uma rede. Quando estiverem frios, polvilhe com o açúcar em pó.


Foram embrulhados em papel crepe, protegidos por um guardanapo, e oferecidos dentro de um saco de papel que reservámos, um pouco natalício, mas o que conta é a reciclagem dos materiais!

Uma curiosidade: esta receita vai mais longe, informando os nutrientes por pessoa: calorias 88, hidratos de carbono 14 gr (incluindo açúcar 9 gr), proteínas 2 gr, gorduras 3 gr (saturada 0,3 gr); agora a parte boa: boa fonte das vitaminas E e do complexo B.


A sogra gostou da prendinha, espero que os inspire!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!