terça-feira, 12 de abril de 2011

Bolo húmido de limão



Começo por mais uma experiência "copiada" de um blog amigo, o da canela moída, que descobri no mesmo dia que postou esta receita. (ver aqui)


Fiz para o jantar de um sábado em que o R. e a L. jantaram connosco, onde o prato principal foi bacalhau com natas, uma das especialidades da minha cozinha e um dos meus pratos preferidos. (sugestão)


O bolo é muito fácil de preparar e, apesar de a Ameixa Seca sugerir que seja consumido morno ou à temperatura ambiente, eu preferi bem fresquinho. O meu toque especial vai para o facto de ter reduzido a quantidade de açúcar o que, na minha opinião acentuou o sabor do citrino rei. Deixo o meu agradecimento à autora, e dedico este post ao meu copianço, que fez sucesso!



Seguem os ingredientes que usei:

- 1 colher de sopa de raspa de limão;

- 6 colheres de sopa de sumo de limão;

- 60 gr de farinha;

- 1 pitada de sal fino;

- 125 gr de açúcar;

- 3 ovos;

- 2,5 dl de leite;

- Manteiga e farinha para untar.



Modo de preparação:

Comece por untar a forma com manteiga e com farinha. Raspe o limão até conseguir a colher de sopa de casca e reduza-o a sumo até obter as 6 colheres de sopa.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Misture numa tigela a farinha, o sal e o açúcar.

Noutra tigela, misture as gemas, o leite, a raspa e o sumo do limão. Junte a mistura dos líquidos à dos secos e mexa bem.

Bata as claras em castelo até ficarem bem firmes, incorporando-as no preparado anterior muito suavemente.

Deite a massa na forma e leve ao forno em banho-maria por 45 min.







Espero que gostem, porque nós gostámos bastante!

1 comentário:

  1. O bolo tem um óptimo aspecto, adoro bolos húmidos :)
    Beijinhos

    http://cozinhalilia.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!