sexta-feira, 8 de abril de 2011

Canja de frango



De acordo com a minha sobrinha de 6 anos, de momento a única princesinha, a canjinha de domingo foi a melhor que já comeu! Claro que a tia, espertalhona e sempre à espreita de um momento para fazer daquelas perguntas que deixam a criançada a pensar, respondeu prontamente: "Estás a querer dizer que a canjinha da tia é melhor que a da avózinha?". Pergunta que fiz com alguma recriminação! Haviam de ver a carinha de comprometida, mas muito dona de si, esclareceu que a da tia é boa mas a da avó é a melhor!

Claro que contei à minha mãe que, tal como eu, exigiu explicações à pequenota, que em jeito de menina e não pretendendo dar uma triste notícia à querida avózinha, lá esclareceu que não há sopa melhor que a sua!

O que é verdade, pois por muito boa que a minha canjinha estivesse, sou apologista de que não há nada melhor que a comida da mãezinha.


Ingredientes para 4 pessoas:

1,2 lt de água fervida;

1 coxa de frango limpa de pele;

2 cenouras pequenas raladas;

1/2 cebola picada;

1 caldo knor de legumes;

1 chávena de café de arroz;

1 rodela de sumo de limão;

sal q.b.


Modo de preparação:

Os ingredientes foram seleccionados por mim, mas a preparação foi da pequenita que não quis largar o fogão. Para mim foi um momento um pouco stressante, não apenas pelo perigo, pois não a larguei nem a ela nem ao fogão, sempre a pedir para não se encostar, para mexer a comida com cuidado, lembrando sempre do perigo de o fazer sozinha.

Comece por ferver a água adicionando depois a coxa de frango e tempere a água com uma pitada de sal. Depois de o frango cozer retire para desfiar. À água fervida junte o arroz, a cenoura ralada, a cebola picada, o caldo knor e o sumo do limão, adicionado depois o frango desfiado. Deixe cozinhar em lume brando por 10 min. Sirva decorado com hortelã.



Estava uma delícia! E foi a primeira canja a sair desta cozinha!



Espero que gostem!

3 comentários:

  1. ao contrario de muita gente, eu adoro uma bela canjinha e esta ficou com optimo aspecto :) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boa! Que bela ideia a cenourinha! Adoro ideias novas.
    Quanto às nossas afinidades, está visto e provado que já caminhamos juntas numa outra vida, tantas são as coincidências.
    Beijinhos, linda,
    Nina

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Barida e Nina!
    Obrigada pelos vossos comentários, e principalmente por acompanharem o meu humilde blog.
    A minha princesinha adorou, e disse mesmo que se tem os olhos azuis, é porque come muita cenoura!!!
    Claro que lhe perguntei se acha que vou a tempo de conseguir que os meus olhos castanhos virem azuis!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!