sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dahl com frango com maçã




Ontem tive a companhia da sobrinha para fazer o jantar. Foi a primeira vez que ficou comigo num dia de semana, e fiquei impressionada com o seu comportamento, pois ao que parece em dia de aulas fica mais agitada e, apesar de ser de família, particularmente teimosa! Apesar de estar convencida de que tenho jeito para as crianças, ontem fiquei um bocadinho cansada de tentar controlar tanta agitação! O engraçado é que na cozinha, ela quer experimentar tudo, até a água fervida da cozedura das lentilhas!


Começo com a preparação das lentilhas, novidade na cozinha, um bocadinho impulsionada pela curiosidade em experimentar novos ingredientes, acompanhando os dotes culinários dos blogueiros que sigo!


Esta receita de lentilhas tem o nome de Dahl, dizendo na introdução: "A cozinha indiana usa uma grande variedade de lentilhas que vão ferver com especiarias e são servidas como Dahl, um acompanhamento cremoso paa caril." Já na Wikipedea, dahl é definido como "pequeno cereal amarelo" utilizado na cozinha afegã.


Ingredientes:
- 350 gr de lentinhas; - 1 colher de chá de curcuma em pó*; - 1 colher de café de piripiri em pó; - 1 cm de raiz de gengibre fresca; - 2 dentes de alho; - 1 colher de garam masala ou mistura de especiarias*; - sal, 25 gr de margarina; - uma pitada de cominhos em pó; - 1 cebola pequena.


Modo de preparação:
Ponha água a ferver. Escolha as lentilhas de impurezas e lave-as em água corrente com recurso a um passador de rede fina. Deite as lentinhas num tacho e cubra com 1,2 lt de água fervente. Adicione a curcuma e o piripiri em pó. Deixe cozinhar por 10 min. Acrescente a raiz de gengibre descascada e reduzida a 4 finas fatias. Esmague e descasque os dentes de alho e acrescente à fervura. Deixe cozinhar por mais 10 min ou até as lentilhas ficarem brandas ou absorverem quase todo o líquido. Adicione o garam masala, tempere com sal e deixe cozer por mais 5 min. Aqueça a margarina com os cominhos numa frigideira e refogue a cebola até ficar branda. Passe o dahl para uma taça aquecida e misture a cebola.


Acompanhámos com peitos de frango e maçãs.

Ingredientes:
- 1 colher de sopa de azeite; - 1 cebola; - 1 maçãs encarnadas; - 1/2 colher de açúcar moscavado; - 4 peitos de frango sem pele; - 1,5 dl de sidra*; - 2 colheres de sopa de molho inglês; - 3 colheres de sopa de natas; - sal e pimenta-preta*.


Modo de preparação:
Aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar branda. Acrescente as maçãs descascadas e reduzidas a fatias. Polvilhe com o açúcar moscavado. Deixe fritar um pouco até a maçã começar a apresentar um tom caramelo. Retire as cebolas e a maçã e reserve. Se necessário, adicione um pouco mais de azeite para fritar os peitos de frango, que pode optar por cozinhar inteiro ou cortado em strogonoff. Deixe cozinhar por 10 min. Regue com sidra, parte que saltei optando por algumas gotas de vinagre de sidra. Quando o frango estiver pronto, junte o molho inglês e as natas. Retifique o tempero com sal e pimenta e volte a deitar a cebola e a maçã. Deixe aquecer por 1-2 min.

Sirva quentinho.

* Não usei estes ingredientes


Gostámos muito das lentilhas, para mim, soube a ervilhas. A B. ainda torceu o nariz, mas comeu tudo, caso contrário, não teria direito a sobremesa!



Espero que gostem!

1 comentário:

  1. Ficou com óptimo aspecto, não me importava de ter provado.

    Beijos.

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!