segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pão com chouriço



Começo a semana cansadissíma. Com o bom tempo vem a vontade e a necessidade de organizar alguns espaços da casa e a nossa despensa já pedia uma limpeza e arrumação à altura. Mesmo assim, não estou totalmente satisfeita. As paredes têm de ser lavadas com lixívia e temos de comprar caixas de plástico para arrumar as coisas por temas, mantendo-as limpas e organizadas. Para já, ficou tudo arrumado em plásticos. Quando estiver tudo como idealizo, deixo foto para incentivar quem precise de motivação!


Havia comentado que andei a experimentar algumas receitas, por isso, começo por aí!


Este pãozinho foi feito num dia em que o jantar não satisfez as nossas barriguinhas gulosas. Não me lembro qual foi a ementa, sei que comemos o pão acabadinho de fazer e garanto-vos que estava mesmo uma delícia. Os meus agradecimento à fonte de inspiração, o blog da Belinha Gulosa (ver aqui).


Segue a lista dos ingredientes que utilizei:

- 200 ml de água morna;

- 1 colher de sopa de óleo;

- 1/2 colher de sal;

- 2 colheres de chá de açúcar;

- 1 colher de sopa de leite magro;

- 325 gr de farinha;

- 13 gr de fermento em pó (4 gr por cada 100 de farinha);

- 1/2 chouriço.

Modo de preparação:

Numa tigela grande, junte a farinha e o fermento peneirados, e o açúcar. Faça uma covinha no centro e adicione o óleo, o leite e um pouco da água morna. Comece a envolver bem os ingredientes e vá acrescentando água. Mexa durante 5-10 min até a massa descolar das paredes da tigela. Transfira para uma forma de bolo inglês e polvilhe com um pouco de farinha, deixe descansar tapada até aumentar o volume (mais ou menos 2 horas) e em local seco.


O pão cozinha por 30-35 min a 200ºC.


Sirva quentinho.




Espero que gostem!

2 comentários:

  1. Rita, bom tempo e fim-de-semana não combinam com arrumações, exigem rua, ar puro, mar, espaços abertos... é a minha opinião:)
    O pãozinho tem muito boa cara. Vou registar.
    Beijos e tenha uma boa semana, com pouco trabalho!
    Nina

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Nina!
    Agradeço o comentário e claro que estou de acordo! O passeio já fazia parte das tarefas executadas, a limpeza resultou mesmo de uma garrafa de óleo que caiu e, já que ia limpar o chão, porque não limpar tudo? :) Claro que o bom tempo ajudou, o e passeio anterior também contribuiu.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!