segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pavlova com mousse de chocolate



Para começar bem o fim de semana, recebi um ultimatum, ou fazia uma sobremesa com a tablete de chocolate que ainda resistia na prateleira, ou iria acabar na barriga de alguém! Tinha planeado que o doce deste fim de semana seria ligeiramente mais saudável, mas acabei mesmo por alterar os planos, e experimentar a pavlova coberta com mousse de chocolate, sugestão que saiu da Cozinha da Nina (ver aqui).


Ingredientes para 6 pessoas:

Para a pavlova:

- 6 claras; - 300 gr de açúcar; algumas gotas de vinagre; - 2 colheres de sopa de amêndoa pelada e laminada.

Para a mousse de chocolate:

- 200 gr de chocolate; 6 ovos; 6 colheres de açúcar.


Modo de preparação:

Pavlova:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata as claras em castelo, adicionando suavemente o açúcar. Junte as gotas de vinagre e depois as amêndoas. Com a espátula, retire um pouco do preparado e barre as 4 pontas do tabuleiro para colar o papel vegetal. Faça um montinho no centro e leve ao forno. Baixe a temperatura para 150ºC e deixe cozer por 1h15 min.

Mousse:

Derreta o chocolate em banho maria. Bata as claras em castelo e reserve. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado ao qual adicionará aos poucos e alternadamente, as claras e o chocolate derretido. Leve ao frigorífico para solidificar.

Logo que a pavlova arrefeça barre o topo com a mousse de chocolate.



Para os mais gulosos, o ideal é fazer a base com menos claras, 4 como sugere a Nina. Caso seja uma sobremesa a oferecer a um maior número de convidados, o ideal será dobrar a receita da mousse.



Para facilitar a operação de bater as claras em castelo, pode juntar umas pedrinhas de sal. Resulta sempre!




Agradeço à Nina a sugestão, pois tal como esperava, o S. adorou e devorou a sobremesa.




Espero que gostem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!