sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sopa rica de cogumelos




6


É frequente comermos sopinha, e a desta semana foi, mais ou menos, uma novidade. Adoro cogumelos, era capaz de os comer de manhã à noite! Sabem que "estima-se a existência de 69.900 espécies em diferentes formas , tamanhos e cores" (Mulher Moderna na Cozinha, Nº 20)?


De alto valor nutritivo, estimulam o sistema imunitário e são um aliado no tratamento complementar de doenças como o cancro, lúpus, HPV (vírus do papiloma humano), sida, entre outras. Auxiliam também a renovação celular, combatem a hipertensão e são sofisticados componentes das dietas de emagrecimento.


Mas, nem tudo são rosas, por isso, nada de andar por aí a colher este fungo, pois da beleza da natureza também saem os mortíferos.


Ingredientes:

- 500 gr de cogumelos-paris;

- 2 courgettes;

- 2 dentes de alho;

- 1 alho porro (parte branca);

- 1 cebola;

- 1,2 dl de água;

- 2 colheres de sopa de azeite;

- sal e poejos q.b.

Modo de preparação:

Limpe e arranje os cogumelos, passando-os bem por água, eliminando as impurezas e laminando-os (reserve uma porção dos cogumelos). Corte as courgettes, os alhos, o alho porro, e a cebola picada. Refogue os ingredientes no azeite e deixe suar. Adicione a água fervida e deixe cozinhar por 25 min.


Depois de cozinhado, triture tudo e rectifique os temperos. Se pretender, pode juntar 1 dl de natas, envolvendo-as no creme.


Salteie os cogumelos reservados em azeite e junte-os ao creme. Sirva decorado com poejos ou com hortelã.



Excelente para um jantar de domingo, confortando-nos para um início de semana que se quer muito positivo!



Bon appétit!

2 comentários:

  1. Juro que não tinha visto a tua sopinha quando postei os pastéis. Teremos alguma ligação parasensorial que nós próprias desconhecemos?
    A minha alma está parva!!!!

    Beijinhos e um bom fim de semana,
    Nina

    ResponderEliminar
  2. Também adoro cogumelos mas na sopa nunca experimentei. Parece-me óptimo :) Obrigada pela visita ao blog!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!