quarta-feira, 11 de maio de 2011

Creme de cenouras e hortelã



Ontem foi terça feira, dia de futebol, o que significou que não jantámos, mas ceámos. Depois de ver os dois episódios do MasterChef Australia que tinha gravado, apesar de não ter aprendido grande coisa, fiquei inspiradíssima. Já tenho agendada a gravaçao do episódio 31 da 1ª série, onde ensinam a preparar entrecosto que é temperado com uma mistura especial e que ajuda a conferir um aspecto tão delicioso que dá vontade de preparar na refeição seguinte; ainda temos direito a conhecer o truque de fazer maionese, sem grande esforço e com o apoio da trituradora; por último, aprendemos a preparar uma salada com gelatina! Bem, que menú! Com isto, fico a sentir-me uma formiguinha no meio de verdadeiros chef's! Por aqui, o meu S. tem de se contentar com uma amadora com manias de chef, e que numa aventura com a faca de cozinha ia ficando sem um dedo! Nada de grave!

Mentalizada da quantidade de cenouras que abundam no frigorífico, e decidida a preparar um bolo de cenoura coberto de chocolate, troquei as voltas e optei por um creme de cenoura que estava maravilhoso! A cereja no topo do bolo? Foi ir à hortinha buscar a hortelã! Dá um jeitão.

Ingredientes: - 3 cenouras grandes; - 1 colher de sopa de arroz; - 1 chávena de caldo de galinha; - 1 colher de café de açúcar; - 1 colher de café de sal; - 1/2 colher de café de pimenta-de-caiena (usei a mistura de 5 pimentas que adicionei a olho!); - 1 chávena de café de leite meio gordo (usei magro); - hortelã q.b.

Modo de preparação: Ferva as cenouras e o arroz com a chávena do caldo e da água fervida, temperando com o açúcar, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar em lume brando até o arroz estar cozido (deixei por 20-25 min). Reduza a puré (antes de o fazer, sugiro que reserve um pouco da água da fervura, evitando que fique demasiado líquido) e acrescente o leite. Sirva decorado com hortelã picada ou inteira.





Espere que gostem! Eu amei!

1 comentário:

Obrigada pela tua participação!