terça-feira, 24 de maio de 2011

Frango assado com molho de cogumelos

Antes de mais, quero dar as boas vindas a mais uma seguidora, a Célia! Espero que goste do meu cantinho, e que as minhas aventuras na cozinha, e fora dela, contribuam para dias mais alegres!


Ontem tive um dia agitado. Depois de comentar todas as tarefas que consegui realizar desde que saí do trabalho até à hora do jantar, digam se fui ou não a heroína do dia! Comecei por preparar o pão para fazer no forno e preparei a máquina para lavar a roupa depois da 00:00; arrumei a cozinha, o que incluiu limpar a loiça; lavei, cortei e temperei o frango para o jantar; lavei o chão de toda a casa que já havia aspirado; preparei o jantar o que significou fazer também uma canjinha; preparei um caldo com o resto do frango e legumes, para congelar; e caí no sofá cansada de um dia de trabalho.

Encontrei na internet uma receita de frango assado que me permitia estrear a massa de pimento que comprei à alguns meses, o jantar estava decidido. Além disso, tinha a vantagem de me ensinar a preparar o molho de cogumelos, que o S. gostou e disse que as batatas assadas misturadas no molho ficavam muito saborosas.


Infelizmente não tenho foto para acompanhar a receita, pois recuperei a máquina, mas falta o cartão. Perdoem a minha ignorância na área tecnológica, mas a máquina funciona sem cartão? Tenho de experimentar, desde que o pai ligou a avisar que eu não tinha trazido o cartão, nem tirei a máquina da mala.



Segue a listinha dos ingredientes, para duas pessoas: - 1/2 frango; - 1 tomate; - 1/4 cebola; - sal e azeite q.b.; - 5 batatas tamanho médio; - 3 fatias de bacon; - pimentão doce; 3 cogumelos frescos; - 2 colheres de sopa de manteiga; - 1 dl de natas; - 2 pés de cebolinho.


Modo de preparação: Comece por lavar e limpar o frango. Tempere-o com gotas de sumo de limão, sal e barre-o com a massa de pimento. Reserve. Descasque e corte em cubos as batatas. Deite o azeite num pirex de ir ao forno. Acrescente as batatas, o bacon cortado, metade da cebola picada muito finamente, sal q.b. e pimentão doce. Misture muito bem e abra um espaço no centro para colocar o frango. Cubra o frango com o tomate cortado em cubos. Leve ao forno por 1 hora a 150ºC por 30 min, levantando a temperatura para 175ºC por mais 30 min.


Observação: As batatas estavam bem cozinhadas, mas podiam ter ficado melhor, por isso, se decidir experimentar esta receita, sugiro que durante os primeiros 30 min coloque uma folha de alumínio a cobrir para ajudar a cozer.


Já esquecia o molho de cogumelos! É simples, deixe a manteiga derreter, acrescente os cogumelos laminados e deixe-os cozinhar até ficarem castanhos. Acrescente 1 dl de natas e deixe ferver. Triture com a varinha. Como ficou com um sabor muito intenso, o nosso toque especial foi temperar com cebolinho picado.




Espero que gostem!

4 comentários:

  1. Muito obrigado pelas boas vindas.
    è também muito bem vinda a visitar o meu cantinho.

    ResponderEliminar
  2. Que trabalheira e correria que foi ontem o teu dia... mas esse franguinho deve ser mt bom. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Célia,
    Tratarei de ser tua seguidora, e espreitar a tua cozinha diariamente!
    Obrigada pela visitinha!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!