quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fusilli com salmão




Claro que depois de uma partida de futebol, em que o S. alega necessitar de repor os níveis de hidratos de carbono, não podia ficar pelo creme de cenoura. Tinha 2 postas de salmão, mas não me apetecia comer grelhado, até porque já previa que a seguir a despensa seria atacada. Portanto, peguei no livro de culinária "Comer bem, viver bem", e folheei as páginas dedicadas ao salmão, encontrando "Fetuccine com salmão". A ementa, sem direito a sobremesa de requinte, estava escolhida.


Ingredientes: - 1 taça de sobremesa de fusilli; - 1 chávena de chá de ervilhas; - 3 colheres de azeite de malagueta; - 1 cebola; - 2 dentes de alho; - 2 taças de sobremesa de abóbora; - 1 chávena de chá de caldo de galinha; - pitada de sal; - 1/2 chávena de natas magras (cortadas com limão)*; 1 colher de sopa de farinha; - 1/4 de chávena de endro*; - 1 colher de chá de raspa de limão*.


Modo de preparação: - Numa panela com água a ferver, coza a massa e tempere com pitada de sal e um fio de azeite. Passados 5 min acrescente as ervilhas e deize cozinhar até a massa estar al dente (mais ou menos 10 min no total). Numa caçarola antiaderente, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho finamente picados, e deixe saltear por aproximadamente 3 min. Junte a abóbora cortada em pequenos cubos e deixe saltear por mais três minutos, ou até ficar macia. Acrescente o salmão, limpo de pele e espinhas e cortado em cubos. Como não adicionei as natas, polvilhei o preparado com a farinha, reguei com o caldo, e envolvi suavemente até engrossar ligeiramente. Adicionei um fio de leite e envolvi a massa, entretanto escorrida e reservada. Já que o endro não existia em stock, piquei cebolinho saídinho da horta.



Resultado? Só provando!




Espero que gostem!

14 comentários:

  1. ADORO MASSA ADORO SALMÃO..
    ESTA RECEITA É PERFEITA JUNTA AS DUAS COISA E TEM UM EXCELENTE ASPECTO.
    ADOREI.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Essa receitinha está perfeita pra hj, rs

    uma ótima semana pra vc
    bjs
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Juro que vou experimentar.
    Estou numa fase em que fujo de grandes comilanças ( será da crise???)
    Rita, estou de volta, e nenhuma Barcelona deste mundo chega aos calcanhares da minha casa.
    Vim muito estafada pois os horários do avião eram intragáveis.
    Fiz umas comprinhas, mas não tantas com me apetecia, tendo em conta que daqui por um mês começam as promoções, portanto...
    Caramelos, é que não, princesa, nem dados...Comi todos os caramelos a que tinha direito e agora, quando pecar, será com algo que mereça o pecado.
    Como toda a gente fui vítima da síncope do blogger e fiquei muiiiito carente, com saudades de todas as meninas.
    Beijinhos,
    Nina

    ResponderEliminar
  4. Parece-me uma óptima receita para repor energias :)

    ResponderEliminar
  5. Bom dia São!
    Antes de mais quero dar-te as boas vindas ao meu blog, que espero que seja do teu agrado! Agradeço o comentário, e deixo votos de uma excelente semana!
    Beijinho
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Viviane!
    Obrigada pela visitinha e pelo comentário! Espreitei o teu blog, tenho pena que o sorteio seja apenas para residentes no Brasil. Beijinho e boa semana! :)
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Nina!
    É bom ter-te de volta! Por falar em pecar, na sexta fiz o tiramisu. Já não me lembrava da última vez que o havia preparado, e comido! Não acrescentei o gelado para evitar arrependimentos.
    Beijinho e boa semana! ;)

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Ameixa!
    Obrigada pela visitinha e pelo comentário!
    Tenho-me esquecido de colocar as pessoas por refeição preparada, mas a quantidade de massa dá para alimentar 4 pessoas. Costuma-se dizer que "peixe não puxa carroça", mas com o apoio dos legumes pode-se considerar uma boa refeição!
    Beijinho e boa semana! ;)

    ResponderEliminar
  9. nss, que delicia! Deu até agua na boca!


    otima noite

    beijooos

    http://cabecafeminina.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Rita, tem um selinho para ti no Meu pensamento ...
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  11. Deve estar óptima esta receita, eu também faço muitas vezes massa com salmão e fica muito bom.
    Esta é uma boa sugestão para o meu almoço.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Rita, eu também não sabia nada desta história dos selinhos.
    Funciona assim:
    Vais buscá-lo ao meu blog e colas no teu.
    Depois, fazes uma postagaem em que divulgas quem to ofereceu e reencaminhas, através do link, para 10 seguidoras tuas.
    Fácil, não? ( só um bocadinho, muito pequenino, chato ...)
    Beijinhos, linda, já estava com saudades tuas.
    Nina

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Sérgio,
    Obrigada pela visita e pelo comentário. Admito que a tua cozinha coloca a minha num cantinho, principalmente pela inovação!
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Nina!
    Obrigada pela visita, e pela explicação! É de facto muito fácil, e o ser um pouco aborrecido é ultrapassável com o facto de podermos acarinhar e dar importância aos blogues que acompanhamos. Sempre acrescentamos algo ao nosso saber.
    Beijinho grande e boa semana!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!