sexta-feira, 6 de maio de 2011

Polvo assado

(In Segredos de Cozinha, Nº 23)



Retrocedendo um pouco no tempo, vou partilhar um desejo que tinha de satisfazer: comer polvo. A foto que acompanha a receita original, deixou-me com água na boca e, finalmente, vi realizada a minha vontade.

Confesso que no auge da minha ignorância no que toca a truques e dicas culinárias, sempre cozinhei o polvo em água fervida com sal, até ver um programa onde a Sr.ª cozinheira disse que o polvo deve ser cozido em bastante água, sem sal!

Depois de ir às compras com a mãe, e de ter almoçado na sua companhia, descansar foi palavra de ordem até ao momento de preparar o jantar.

Ingredientes: - 1 kg de polvo; - 4 batatas tamanho médio; - 1 cebola; - 1/2 pimento verde; - 1/2 pimento vermelho; - azeite; - 1 dente de alho; - sal q.b.

Modo de preparação: Coza o polvo em água abundante por 30 min na panela de pressão. Entretanto, descasque as batatas e a cebola e corte em gomos, o pimento corte em tiras. Coloque tudo num tabuleiro e tempere com azeite, sal, e o dente de alho picado envolvendo bem. Leve ao forno por 30 min, e vá agitando ocasionalmente. Passados os 30 min, que devem coincidir com a cozedura do polvo, junte o polvo já cozido às batatas, polvilhe com pimentão (colorau) e leve ao forno por 10 min. Retire e delicie-se.






Espero que gostem!

3 comentários:

  1. Algo que não apreciamos muito, mas tem muito bom aspecto.
    bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Élia e Luísa!
    Agradeço a visita e os comentários.
    Espero que os próximos posts sejam mais do agrado da Élia, já que a Luísa partilha o mesmo gosto pelo polvo!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!