sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arroz de peixe espada com coentros



Esta receita aprendi com sugestões dadas pelo sogrinho, quase no início do meu namoro com o S., altura em que eu e os tachos ainda não havíamos desenvolvido convenientemente a nossa relação. Lembro-me perfeitamente desse dia, pois estava na cozinha do S. armada em chef a preparar uma espécie de almoço, com o volume do rádio um pouco mais alto do desejado, para ajudar ao desastre, estava a cantarolar, e, de repente, aparecem os sogros, regressados de viagem. Verdadeiro momento de embaraço!

Bem, já lá vai! Lembro vagamente que o prato que preparava implicava uma posta de peixe espada, se não estou em erro, grelhada. Como o preparei não lembro. Acontece que o que era suposto ser almoço para 3 foi para 5, apesar de o sogro ter fritado uns maravilhosos croquetes.

Foi aí que surgiu a sugestão deste maravilhoso arroz!

Ingredientes: - 1 posta de peixe espada; - azeite q.b.; - 1/4 cebola; - 1 medida de arroz; - 1/2 tomate; - 2 medidas de água; - coentros q.b.

Modo de preparação: Coza o peixe espada em água fervente temperada com sal, por aproximadamente 15 min. Depois de cozido, retire da água, limpe-o de espinhas e desfaça-o. Prepare o refogado, junte o arroz, depois o tomate reduzido a pequenos pedaços, envolvendo bem. Adicione as medidas de água e tempere de sal. Marque 5 min e adicione o peixe e os coentros. Deixe cozinhar mais 5-10 min, ou até o arroz estar cozido.

Estava uma delícia! E 1 posta de peixe-espada serviu 3 pessoas! Em tempos de crise, temos de saber fazer uma boa gestão do orçamento.







Espero que gostem da sugestão!

6 comentários:

  1. São histórias assim que nos ficam para sempre na memória!
    O arroz está excelente, e sempre que o fazes tens essa recordação!

    ResponderEliminar
  2. Acreditas que eu adoro peixe espada, e há imenso tempo que não o como! este arrozinho ficou com óptimo aspecto, assim nunca fiz :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tenho ali uma posta de peixe espada esquecida no congelador, que já não deve estar famosa para grelhar, e vou experimentar esta tua receita hoje!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi peixe-espada, o arroz está com óptima cara :)

    ResponderEliminar
  5. Olá meninas, agradeço a visita e os comentários! Quando falei à minha mãe, ela torceu o nariz, mas bem temperado de coentros e incluindo o tomate, fica uma delícia. Ana, depois conta como correu e se o teu marido gostou. Ameixa, tens de experimentar! Beijinho grande e boa semana (esta é bem curtinha!)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!