quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bacalhau em crosta de broa com coentros



Estava decidido que festejaríamos o 2º aniversário de vida em comum. E como passou depressa! Claro que tivemos os nossos momentos muito bons, e os menos bons. Claro que aprendemos com todos eles, sem excepção. E claro que têm sido muitas as emoções que enchem os dias da nossa vida!


Foi tudo planeado ao pormenor, e até o salto alto participou na festa a dois.



A ementa, foi escolhida no dia, e não consigo deixar de achar piada. O prato principal, bacalhau em crosta de broa de milho com coentros, foi sugestão da rubrica de culinária da TVI. Já a sobremesa, esperem até ao post seguinte.



Ingredientes: - 2 postas de bacalhau; - 1/2 broa; - coentros; - 4 batatas tam médio (6 pequenas).



Modo de preparação: Aqueça o forno a 200ºC. Lave muito bem as batatas, corte-as no sentido do comprimento e com uma folha de papel absorvente retire parcialmente o excesso de água. Deite azeite num tabuleiro, acrescente as batatas e tempere com sal e pimentão (colorau). Leve ao forno durante 40 min. Entretanto, triture o miolo da broa, depois os oregãos e misture bem. Noutro tabuleiro, deite um fio de azeite e adicione o bacalhau, cobrindo-o com a mistura do pão. Leve ao forno por aproximadamente 20 min ou até a broa alourar.



O chef que preparou este prato, reduziu as batatas cozidas a puré e, numa forma redonda, alourou a batata dos dois lados numa frigideira com um fio de azeite. Depois, empratou o bacalhau em cima da batata. É verdade que tinha um aspecto mais gourmet que o meu, mas acredito que soubesse igualmente bem.






Espero que gostem!

4 comentários:

  1. Rita, os meus parabéns atrasados pelo feliz evento.
    É claro que a vida a dois tem de tudo, momentos de glória, de felicidade perfeita e completa e também tem dos outros, em que nos apetece esganar o sujeito que se deita ao nosso lado e em que nos questionámos se teremos tomado a decisão certa ao dizer o clássico "sim, aceito!".
    O importante é o somatório.
    Que seja positivo, que cresçam juntos e que se tornem indispensáveis um ao outro.
    É o que depreendo das tuas palavras e, por isso, aqui vai mais um beijo de parabéns, porque, beijos, nunca são de mais.
    Nina

    ResponderEliminar
  2. Não tenho agradecido as visitas e os comentários a cada um dos seguidores, pois acho que a melhor forma de agradecer é acompanhar os seus blogues. Mas, não podia deixar de agradecer-te Nina, pelas palavras bonitas e pelos beijos! Felizmente, ainda estamos na fase que as coisas boas superam a 1000% as más. E, espero que assim continue! Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela data! É mesmo uma alegria ver o tempo fortalecer uma relação e sublinhar o que une os dois.
    Gostei muito da receita escolhida. Nas demonstrações da bimby, sempre que faço o pão ralado aromatizado é um sucesso pelo perfume que tem e que promete muita coisa boa em cima de uma posta de bacalhau. Nem mais! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!