sexta-feira, 24 de junho de 2011

Bolo de chocolate e curd de limão





Nasceu a Joaninha, no passado dia 22! E depois de acompanhar à distância, os desejos e enjoos, os quilos a mais, as roupinhas fofinhas, e os mexeres da pequenota, nada melhor que preparar um bolo de chocolate para, em jeito de festejo, dar-lhe as boas vindas, a um mundo que bem precisa de luz!



Ah! Mas antes disso, tenho a comentar que o feitiço virou-se contra o feiticeiro! Aquele jogo de futebol à terça, que eu desejava que desistissem, passou para mais tarde. Digamos que a este dia da semana não jantamos, ceamos.



O lado bom? Aproveito para me dedicar a outras receitas. Além de ter preparado o bolo de chocolate, fiz curd de limão (ver aqui).







Agora, falemos do bolo que estava maravilhoso, em palavras dos nuestros hermanos: la tarta me ha salido riquisima!


Ingredientes: - 9 ovos; - 300 gr de chocolate para culinária; - 1 colher de sopa de manteiga; - 9 colheres de açúcar; - 1 colher de sopa de farinha; - 1 colher de chá de fermento. Para untar a forma: - manteiga; - farinha.



Modo de preparação: Derreta o chocolate em banho-maria com a manteiga. Pré-aqueça o forno a 175ºC e unte a forma. Bata as claras em castelo, bem firme. Adicione o açúcar às gemas e bata até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o chocolate derretido ao preparado das gemas com o açúcar e envolva bem, adicionando as claras em castelo. Divida o preparado. Reserve uma metade no frigorífico e, à outra metade, adicione a farinha e o fermento e envolva. Coloque na forma e leve ao forno por 25 min. Deixe o bolo arrefecer e barra-o com o preparado que reservou no frigorífico.





Espero que gostem!

6 comentários:

  1. Alaaaaa que rico !!!!! me das un trocito de tartaaaaa jajaja que buena !!!! Un beso

    ResponderEliminar
  2. Limão e chocolate?
    Que combinação irresistível!!!
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  3. SOU GULOSA POR CHOCOLATE, E GOSTO MUITO DO SABOR DO LIMÂO, OS DOIS JUNTOS DEVEM SER UMA DELICIA.
    FICOU BEM LINDO.
    BJS

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!