quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bolo de iogurte



Estou de férias! Que são mais que merecidas! Tenho aproveitado para passear, apesar do tempo fazer caretas, e apesar de não contar com a companhia do maridão que tem de trabalhar. Segunda fui ao jardim, terça fui à praia e até me atrevi a um banho de mar, e até tive direito a uma exfoliação corporal já que o ventinho que se fazia sentir levantou alguma areia! Hoje, passei 4 horas na biblioteca a ler livros de culinária. Quase li, de capa a contra-capa, um livro sobre o fabrico de pão, as diferentes farinhas, os diferentes fermentos, as técnicas e sugestões, entre outros. Oportunamente comentarei as curiosidades!


Claro que o tempo continua contra mim, mas já decidi que amanhã vou até à vila mais próxima a pé para beber um cafézinho e apanhar outros ares!


Deixo a receita do bolo de iogurte que fiz, aproveitando para comentar que esqueci de adicionar a medida de óleo, mas o bolo ficou tão bom, que acho que vou continuar a esquecer-me!


Ingredientes: - 1 copo de iogurte natural; - 3 medidas de açúcar; - 3 medidas de farinha com fermento; - 4 ovos; - sumo de 1 limão; - manteiga e farinha para untar.


Modo de preparação: Unte a forma com manteiga e farinha. Retire o iogurte do copo e reserve. Utilize o copo para as medidas dos restantes ingredientes. Bata os ovos com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha e envolva muito bem. Adicione o sumo de limão. Leve ao forno pré-aquecido a 175ºC por 45 min ou até ao espetar um palito este saia limpo de massa.




Este bolo é tão simples, que até enjoa! E, estava uma delícia!





Espero que gostem!

5 comentários:

  1. QUE DELICIA DE BOLO, QUERO UMA FATIA PARA O PEQUENO ALMOÇO....
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito bonito nessa forma. Já comia. Boas férias. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    Ana, São e Luísa, obrigada pela visitinha e pelo vosso comentário!
    Sarinha, agradeço também a visita, e aproveito para informar que a forma foi gentilmente cedida pela minha mãe, supostamente para preparar um molotof, continuando a fazer parte da minha bateria de cozinha!
    Beijinho e resto de feliz semana!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!