terça-feira, 21 de junho de 2011

Bolo mármore




Depois de ter sobrevivido a duas noites muito mal dormidas, sinto que o meu corpo e o meu cérebro ainda não recuperaram e continuo com um défice de horas de sono por regularizar.



Na semana passada, lá andei a espreitar o eclipse total da lua. Que posou discretamente para a câmara.



Esta semana, continuo a ler o livro do José Gil, que entendo, como um ensaio sobre o nosso Portugal. Este excerto diz tudo: "Porque o 25 de Abril não conseguiu abolir a divisão instruído/sem instrução que correspondia mais ou menos ao par poder-saber/pobreza/ignorância do tempo do salazarismo". Isto faz-me pensar em algo que me incomoda, as manifestações exageradas de inteligência, que, para mim, não passam de soberbia.



Segue a receita do bolo mármore.





Ingredientes: - 5 ovos; - 250 gr de açúcar; - 250 gr de farinha; - 150 gr de manteiga; - 1 chávena de leite; - 50 gr de cacau; - 4 colheres de sopa de óleo.



Modo de preparação: Bata os ovos com o açúcar. Acrescente a farinha e a manteiga e misture muito bem. Adicione o leite e envolva. Divida a mistura em duas porções e, a uma delas acrescente o cacau. A cada uma das misturas adicione 2 colheres de óleo. Leve ao forno por 45 min a 175ºC.



Este estava muito fofinho, e foi servido quase depois de sair do forno, como sobremesa depois do tradicional bacalhau cozido com legumes e ovos. Refeição que sabe sempre bem!






Espero que gostem!

5 comentários:

  1. Com este bolinho passavam-me todas as insónias. hehehe. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. O bolo Mármore conduz-me à minha infância.
    Gostaste da Tremendita?
    Ofereço-te um exemplar.
    Só tens que nomear quem ta ofereceu e de quem eu a recebi.
    Feliz?
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  3. Inteligência é comer uma fatia desse bolo e olhar para a lua ou as estrelas :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!