segunda-feira, 20 de junho de 2011

Embrulhinhos de delícias do mar





Sinto falta do Teko, canário inglês dos sogros, que passou duas semanas em nossa casa. Impressionante as aventuras que vivemos com o passaroco. Desde tentar filmá-lo a cantar a quase ser raptado por um pássaro de porte maior. Por sorte, cobri a gaiola com um pano, e acredito que foi por isso que o passáro não conseguiu levantar a gaiola. O certo, é que durante 2 dias, o passarinho não piou. Lá tivemos de exercer um pouco de psicologia de andar por casa, falámos com ele, assobiámos, mudámos a gaiola de sítio (ideia do S. que de muito valeu), e lá começou ele, muito timidamente e sempre a olhar para cima, a cantarolar. Momento de verdadeiro alívio para mim, que não sabia como iria descalçar a bota quando os sogros regressassem.




Esta receita, resultou da sobra da massa dos rissóis, que era 100% seguro que não se ia estragar. Foi retirada do "Livro de receitas de peixe" da Vaqueiro.




Ingredientes (vou dar as medidas que usei):

Para o recheio: - 5 talos de delícias do mar; - 1/2 cebola; - 1 colher de sopa de azeite; - pitada de gengibre em pó (se tiver fresco para ralar utilize 2 cm de raiz); - 1 dente de alho; - cebolinho e salsa picada; - 1 colher de chá de vinho da madeira.

Para a massa: - 1 chávena de chá de água fervente; - 1 colher de chá de manteiga; - sal q.b.; - 1 pedaço de casca de limão.



Modo de preparação: O ideal é começar por preparar a massa, permitindo que arrefeça um pouco enquanto prepara o recheio. Logo que a água levante fervura, tempere de sal, acrescente a manteiga e a casca do limão. Assim que a manteiga derreta completamente, acrescente a farinha e com o lume desligado, mexa bem até absorver toda a água. Deite sobre folha de papel de alúminio, espalhe com a colher de pau para arrefecer mais depressa e pode acrescentar pequenas nozes de manteiga para tornar a massa ainda mais macia.


Para a preparação do recheio, comece pelo habitual refogado, acrescentando depois as delícias cortadas em pequenos pedaços, tempere com gengibre, o vinho da madeira e depois as ervas.


Estenda a massa a seu gosto e coloque numa das extremidades uma colher de chá de recheio, vá dobrando conforme os passos das fotos, até obter um quadrado. O ideal é recortar pedaços de massa 10X10, apesar de o das fotos ser mais 10X5 :)






Frite em óleo e sirva quentinho.



O livro dá a sugestão de um molho servido à parte, que não preparei, mas deixo os ingredientes e modo de preparação: 4 colheres de ketchup misturadas com 2 colheres de xarope de gengibre ou de limão, 1/2 colher de chá de molho doce, 1 colher de sopa de vinagre de cidra, piripiri, sal e pimenta.

Na minha opinião além de aproveitar a massa, foi uma forma de o S. comer delícias, já que é mais carne.



Espero que gostem da sugestão!

8 comentários:

  1. Também tenho dois passaros na familia... sao uma alegria pegada... esses salgadinhos ficaram um espectáculo. Bjs

    ResponderEliminar
  2. ummmmm que rico !!! me encanta.... jooo a veces me cuesta entender lo que escribes jejeje si tengo dudas te pregunto vale ??? esta receta me ha gustado mucho. Besotes

    ResponderEliminar
  3. Sarinha, adorei ter a companhia do passarinho. Sempre tinha com quem falar!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Sonia, estoy aqui para lo que pueda, pero ya lo sabes que mi castellano es muy fraco, pues apenas hablo! Si me oias, morías de tanto reir!
    Besitos grandes

    ResponderEliminar
  5. Deve ser ótimo (sem p), o pior é a fritura.
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  6. Nina! Não consigo deixar de esboçar um enorme sorriso de cada vez que mencionas o novo acordo ortográfico! Ao qual ainda não me afeiçoei. Tive uma pequenina discussão com um amigo, acerca destas actualizações, ao que ele me perguntou se eu queria continuar a escrever "pharmacia" em vez de farmácia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Adoro delícias do mar. Estes embrulhinhos devem ficar maravilhosos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá vim agradecer a visita, gostei desta receita parece-me deliciosa...
    Já sou tua seguidora e voltarei sempre para ver as tuas delicias, espero ver-te no meu cantinho mais vezes...

    Bjs.

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!