terça-feira, 14 de junho de 2011

Feijoada com cogumelos



Do seguimento quase diário de alguns blogues, fui surpreendida pela sugestão da Nina que nos ensinou a preparar uma feijoada de cogumelos. O suposto era aproveitar eventuais restos de carne, mas eu adorei tanto a ideia que limitei-me a exagerar na quantidade de cogumelos! Veja a receita da Nina aqui.



Não diferi muito da receita original no que concerne aos ingredientes utilizados, mas a minha feijoada não ficou com tanto molho porque usei pouco líquido da cozedura do feijão. O feijão ficou de molho de véspera e foi cozido na panela de pressão durante 30 min, com bastante água e temperado com sal. Outras vezes acrescento nabo ou batata, ou os dois, e ainda louro, mas desta vez, foi o básico dos básicos.


Ingredientes para 4 pessoas: - 1 chávena de chá de feijão seco; - 1/2 embalagem de cogumelos; - 1/2 cebola; - 2 dentes de alho; - tomate; - 1/2 pimento vermelho; 1/2 pimento amarelo; - 3 fatias de bacon; - 2 raminhos de salsa.


Modo de preparação: Escorra o feijão cozido e reserve. Lembre-se de reservar também a água da cozedura. Prepare o refogado e acrescente os cogumelos laminados. Logo que comecem a ficar castanhos, acrescente o tomate cortado em cubos, bem como os pimentos. Deixe cozinhar 5 min e adicione o feijão. Vá adicionando a água da cozedura do feijão a gosto. Rectifique o tempero de sal e, se gostar, de piripiri. Polvilhe com salsa e acompanhe com arroz.


Por falar em arroz, eu já comentei que em tempos preparar arroz era o meu pesadelo. O meu, e o da minha família! Ou ficava cru, ou cozia de mais, ou salgava, ou ficava insosso, ou tinha água a mais ou a menos. Conclusão, nunca ninguém pedia para eu fazer arroz. Foi mais ou menos o que aconteceu no dia da feijoada! :) Como parti o saleiro estou a usar um franquinho, o problema é que não consigo dosear de sal da mesma maneira que estava habituada. Claro que ficou uma pilha. Ainda tentei acrescentar água fervente para reduzir, mas não fui muito bem sucedida. Decidi deixar cozer o arroz, e terminados 15 min, escorri e passei por água fria. Como ia acompanhar com a feijoada, ninguém (eu e o S.) iria perceber o meu pequenino desastre. E resultou!





Bom apetite!

8 comentários:

  1. Hoooola guapa !!!! Gracias por visitar quedarte en mi blog !!!! me quedo en el tuyo de seguidora que veo que tienes cositas super buenas. Besossssss

    ResponderEliminar
  2. UMA FEIJOADA BEM ORIGINAL, EU QUE ADORO COGUMELOS, SERVIA-ME JÁ JÁ.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Muchas gracias por la receta, me la llevo y volveré a por otra.
    Un saludo

    ResponderEliminar
  4. Tem um ar delicioso, optima sugestão...

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  5. visitem

    www.vip4you-vip4you.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Dica quando algo está salgado demais: uma batata descascada dentro do tacho vai absover o sal a mais na comida :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!