segunda-feira, 13 de junho de 2011

Lasanha bolonhesa



A terminar as férias, e já a aguardar pelas de Verão, aproveito para actualizar algumas das receitas.


Quanto à leitura, continuo a ler o mesmo livro. Não por ser um bocadinho menos ligeiro, até porque é um verdadeiro relato do nosso Portugal, visto por alguém que sabe manejar as palavras. Já li o capítulo onde fala do papel dos meios de comunicação social, principalmente do meio televisivo e do seu papel junto do povo. Estou na parte da inexistência de verdadeiros debates políticos. É engraçado que o livro foi editado em 2004 ou 2005, mas está super actualizado! Prova disso, foram os debates a que tivemos a oportunidade de assistir e, onde ficamos a perceber que os candidatos estão mais interessados em discutir as supostas menos boas medidas dos adversários em vez de apresentarem e defenderem o seu programa.



A sorte é que o Sol e a praia não serão privatizados!



Bem, se não percebo quase nada de cozinha, muito menos percebo de política, por isso, deixo aqui a receita de um dos meus pratos preferidos, Lasanha de Bolonhesa.



Ingredientes para 6 pessoas:


Para a massa: - 12 placas de massa; - 1,5 lt de água; - azeite e sal q.b.;


Para a carne: - azeite q.b.; - cebola; - 300 gr de carne picada; - 4 cogumelos frescos; - salsa q.b;


Para o molho bechamel: - 2 colheres de sopa de manteiga; - 2 colheres de sopa de farinha; - 3 dl de leite; - 2 dl de natas; - noz-moscada, pimenta e sal q.b.


Para polvilhar: queijo ralado.





Modo de preparação: Como não comprei massa pré-cozinhada, cozi as placas em água fervente temperada com sal e azeite por 5 min. Entretanto, faça o refogado, acrescente os cogumelos e deixe-os cozinhar até ficarem castanhos. Adicione a carne previamente temperada com sumo de limão, sal e colorau, deixe cozinhar por 10 a 15 min. Prepare o molho bechamel, derretendo a manteiga e adicionando a farinha até que toda a manteiga seja absorvida. Junte 3 dl de leite e 1 dl de natas e mexa bem até engrossar. Desligue o lume do molho e acrescente 1 dl de natas, tempere com sal, noz-moscada e pimenta, a gosto. Num pirex de ir ao forno untado com manteiga, faça uma camada de massa, cubra com o preparado da carne e polvilhe com queijo ralado, repita as camadas até terminar com uma camada de massa. Deite o molho por cima e polvilhe com bastante queijo. Leve ao forno por 30 min a 200ºC. Acompanhe com salada e delicie-se!









Espero que gostem, tanto quanto eu!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação!