terça-feira, 28 de junho de 2011

Lombos de pescada com camarão

Ontem, acerca do novo governo, numa das peças do telejornal o jornalista comentou que pela primeira vez na história da nossa democracia, um presidente de direita recebeu um primeiro-ministro de direita. E eu acrescentei: "Com tanta direita, vamos ver se é desta que o País endireita!". Devo esclarecer que, no que toca a política, sou pelo partido que zelar pelo "bem estar social". Resta saber se existe e está para se revelar, ou se está para ser fundado ;)


Ontem, o jantar foi uma tentativa de polvo! Digo, e sublinho, tentativa, porque o polvo que coloquei na panela, transformou-se em aranha! Até chamei o S. para ver se encontrava o rasto do polvo!

Quero comentar a receita que preparei no fim de semana e que nos soube muito bem, apesar de termos terminado a noite a comer torradinhas! Vamos ver se consigo resumir os passos, porque a receita é enorme. Pois é, confesso que detesto ler receitas enormes e/ou com mais de uma dezena de ingredientes.

Ingredientes:

- 2 lombos de pescada; - 1 limão; - 1 dente de alho; - 1 colher de sobremesa de amido de milho (usei farinha); - 1 colher de sopa de manteiga; - 1 colher de sopa de azeite; - 1 colher de sopa de natas; - 2,5 dl de leite; - 1 colher de sopa de mostarda; - 1 raminho de salsa; - salsa picada; - 4 grãos de pimenta (usei frasco de 5 pimentas com moinho incorporado); - 1 colher de café de tomilho; - 1 folha de louro (não usei); - sal e pimenta moída.

Modo de preparação:

1ª fase - Cozedura da pescada: Depois de descongelar os lombos, enxugue-os em papel absorvente e tempere com 2 ou 3 gotas de limão. Leve a cozer por 5 minutos em água fervente temperada com sal, louro, casca de limão, pimenta preta, tomilho e azeite. (O tacho deve ficar destapado).


2ª fase - Preparação do molho para deitar sobre o lombo: Dissolva o amido de milho no leite frio e tempere com sal fino e noz moscada. Leve a lume brando, mexendo sempre. Adicione a manteiga e um pouco de pimenta moída no momento.


3ª fase - Preparação do miolo de camarão: Numa frigideira, salteie rapidamente o miolo de camarão, já descongelado, com a margarina e o dente de alho picado finamente. Retire o miolo do lume e envolva-os numa mistura feita com a mostarda e as natas. Tempere a gosto com sal e pimenta moída.


4ª fase - O empratar: Escorra os lombos de pescada e cubra-os com o molho. À volta disponha o miolo de camarão envolvido na mostarda com as natas. Polvilhe com salsa picada finamente.

Como podem perceber pela foto, o miolo de camarão foi substituído por camarão de verdade.

Seguimos a sugestão acompanhando com puré de batata.




Voltarei a repetir, mas desta vez usando o amido de milho, pois por ter usado farinha não fui bem sucedida na elaboração do molho.







Espero que gostem da sugestão!

2 comentários:

Obrigada pela tua participação!