quinta-feira, 9 de junho de 2011

Zabaglione



Além de aproveitar para passear, durante esta semana de férias já li um livro, "Cartas Anónimas" da Agatha Christie, e estou a ler "Portugal Hoje, o Medo de Existir" do filósofo português José Gil.

Na semana passada jantei com a M. e a T. e, preocupada com as calorias que iríamos consumir, decidi que a sobremesa tinha de ser quase light. Encontrei uma versão de zabaglione com apenas 177 calorias. O jantar foi pizza de atum (ver aqui).


Ingredientes: - 4 gemas tam L (ou 5 tam M); - 3 colheres de sopa de açúcar; - 1,5 dl de vinho Marsala ou da Madeira.

Modo de preparação: Coloque um tacho com água ao lume e deixe ferver. Numa tigela resistente ao calor, misture as gemas com o açúcar e bata com uma vara de arames até a mistura ficar leve e cremosa. Encaixe a tigela no tacho, que já deve ter a água a fervilhar, junte o vinho Marsala e continue a bater com a vara de arames até engrossar. Deite o zabaglione em copos altos e sirva.

O livro de culinária sugere que, quem não goste de bebidas alcoólicas, substitua o vinho por sumo de laranja e misture 1 colher de chá de raspa de casca de laranja.

A T. não conseguiu comer porque sabia muito a alcoól. A M. e eu gostámos, mas o sabor era de facto intenso. A sugestão da M. foi reduzir a quantidade de vinho.

É uma sobremesa a repetir, e muito fácil de preparar, demorando aproximadamente 15 minutos.

Para entrada tínhamos miniaturas de rissóis de peixe, que a M., de origem polaca e que não gosta de peixe, disse que os meus rissóis são os melhores que já comeu em Portugal! Comemos pão de alho e a pizza foi acompanhada de salada verde.




Espero que gostem!

5 comentários:

  1. Claro que gosto! Adoro novidades e já imprimi esta.
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  2. Nossa, que fácil e diferente.
    Amei
    bjks
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. RAPIDA E DELICIOSA COM CERTEZA.
    AGRADOU-ME.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. sim senhora...gostei muito disso...mniam mniam :))

    ResponderEliminar
  5. Olá outra vez!

    Já descobri! Estou ansiosa por fazer. parece fácil e rápida. Acho que vou aceitar a sugestão de por sumo de laranja, porque a saber muito a vinho não é do agrado lá de casa!

    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!