quarta-feira, 27 de julho de 2011

Biscoitinhos



Também por aqui o dispára-biscoitos tem ajudado ao sucesso dos biscoitinhos, que têm feito as delícias da família! Depois de os preparar algumas vezes, já tenho alguns truques, provavelmente os mesmos outros desenvolveram numa ânsia de agradar a gregos e a troianos! Uns não gostam de coco, outros preferem de chocolate, outros de limão, o que representaria um abuso de ingredientes e biscoitinhos em excesso e à mão de serem comidos, contribuindo negativamente para os quilinhos que insistem em permanecer.


Preparo a receita base, com alguns reparos, e depois, dependendo do sabor, trato de acrescentar os restantes ingredientes.


Assim, preparo a base: - 80 gr de açúcar; - 1 ovo; - 150 gr de manteiga; - 275 gr de farinha; - pitada de sal. (Corto no açúcar e na manteiga)


Modo de preparação: (Começo por pesar a massa anterior que normalmente ronda as 600 gr, que divido de acordo com os diferentes sabores a preparar, neste caso, dividi por 3 sabores, logo 200 gr para preparar cada sabor)


Biscoitinhos de chocolate: Acrescento 20 gr de cacau e 1 quadrado de chocolate de culinária ralado. Misturo bem e disponho no tabuleiro de ir ao forno.


Biscoitinhos de limão: Acrescento a raspa de 1 limão e algumas gotas do seu sumo. Misturo bem e disponho no tabuleiro.


Biscoitinhos de canela: Acrescento 10 gr de canela. Misturo bem e disponho também no tabuleiro.


O forno, aqueço quando estou a preparar a última mistura, a 200ºC. Levo ao forno por 10 a 15 min, mas de 5 em 5 minutos viro os tabuleiros, pois de acordo com as experiências anteriores, se não tiver este cuidado, os biscoitinhos das pontas queimam. Se o forno estiver muito quente, sugiro que baixem a temperatura para os 175ºC, caso contrário fica tudo estorricado.

Os biscoitinhos de limão foram passados por açúcar em pó. Desta receita resultaram cerca de 70 biscoitinhos.


Para quem estiver interessado, o dispára-biscoito veio daqui, e podem ainda optar pelos tapetes de silicone que devem ajudar a ultrapassar a questão do estorricado. Devido à crise, ainda não fazem parte da minha cozinha.


Espero que gostem!

10 comentários:

  1. Buenisimo !!!! tienen que estar tremendos. Un beso

    ResponderEliminar
  2. ESSES BISCOITOS FICARAM PERFEITOS, JÁ ME SERVIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rita! Tenho um disparador de biscoitos que nunca usei, tal é a preocupação em cortar nas calorias, mas, realmente, é um aparelho prático e arranjaste uma excelente maneira para agradar a todos os teus gulosos.
    Beijo,
    Nina

    ResponderEliminar
  4. Depois de se começar a usar o dispára-biscoitos não se quer outra coisa, não é?
    Os teus biscoitos ficaram lindos, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Realmente esses biscoitos ficaram lindos!

    Adorava ter um dispara biscoitos, mas, com medo de o usar muitas vezes e depois isso não ser ealmente bom para a linha, ainda nunca comprei!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá, olha, vim só aqui servir-me de um biscuitinho de cada. Pode ser? :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelos comentários! Acho que neste dia estava muito inspirada! Conto pelos dedos das mãos os biscoitos que provei desde que tenho o equipamento. Não me quero fartar tão cedo de os preparar, pois servem de terapia! Tenho algumas ideias em mente, que incluem doces variados e sementes, mas fica para depois das férias!
    Por agora, sirvam-se à vontade!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. Hmmm, biscoitinhos lindos.


    Alessandra
    http://cozinhadaleca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Já não faço biscoitos há muito tempo... mas gosto muito :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!