segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bolo de Courgete e Limão

Uma das pessoas que marcou a minha vida foi a professora da primária. Sou do tempo em que a mesma docente acompanhava as crianças da antiga 1ª classe até à 4ª. Lembro-me do primeiro dia de aulas, do Fernandinho que entusiasmado mostrava o material escolar, do Nuno que chorava e berrava pela mãe que assistiu às primeiras aulas, do pacotinho de leite com chocolate, das brincadeiras que tínhamos para impressionar a D.ª Ilídia, fazendo um pequeno jogo de estátuas antes de a professora entrar na sala. Lembro-me do móvel com os sólidos. Do mapa de Portugal. Da primeira vez que usei "cábulas". Que inocente! Como é possível que espreitar para dentro da mochila para lembrar nomes de rios, serras, distritos, etc, fosse a coisa mais natural? É engraçado que, viajando no tempo, o caminho que percorríamos de casa até à escola e que, entre brincadeiras com os amigos, demorava cerca de 15 minutos, faço-o agora virtualmente em escassos 5 minutos! É impressionante a forma como ao sermos adultos deixamos de sentir tanta emoção e alegria com coisas tão pequeninas, como o caminho para a escola.



Lembrando os bons velhos tempos, dedico aos colegas que me acompanharam na primária este bolo bem fofinho, em jeito de agradecimento pelos momentos de brincadeira em que o recreio parecia durar horas!


A receita saiu daqui, com uma pequena alteração, pois reduzi a quantidade de óleo a duas colheres de sopa.



Espero que gostem!

8 comentários:

  1. Ainda à pouco tempo comentava com amigas acerca do lanche quando andávamos na escola primária! Todos tinham direito ao pacotinho de leite com chocolate e ao pãozinho com manteiga!!!!! Boas memórias!

    O bolo ficou muito bom, gosto imenso de utilizar courgette nos bolos, dá-lhes uma textura magnífica.

    ResponderEliminar
  2. Um bolo óptimo e uma história que me desperta recordações... também eu tive a mesma professora do 1º ao 4º ano, também eu jogava às estátuas e também eu gostava tanto daquele leitinho com chocolate tão normal mas que sabia tão bem. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Alaaaa que gordo !!!! te ha quedado genial. Un beso

    ResponderEliminar
  4. Uma dedicatória merecida e um texto que me fez recuperar as minhas próprias recordações.
    Parece um cliché mas... Bons velhos tempos!

    Nunca usei courgete noutro bolo se não o de chocolate, mas esta sugestão parece-me óptima.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. ESSE BOLO FICOU PERFEITO, BEM DIFERENTE DOS MEUS QUE FICAM PÉSSIMOS.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!
    Agradeço a todos a visita e os comentários!
    São, não digas que os teus bolos são péssimos, pois as tuas fotos provam o contrário. És uma artista, tens dom! Eu, é mais por esforço.
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  7. O teu bolo ficou com Optimo aspecto.. e adorei as memórias.. que também são iguais á minhas. bjito

    ResponderEliminar
  8. Olá Célia! Que memórias! Quando somos pequenos queremos ser grandes, quando somos grandes queremos ser pequenos... Enfim, nunca estamos satisfeitos!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!