sexta-feira, 15 de julho de 2011

Gratinado de bacalhau com broa






Como temos de apoiar e defender o que é nosso, confesso-me conquistada pelos Amor Electro. Banda nacional que editou o seu primeiro trabalho com alguns temas inéditos e outros que são versões mais actuais de grandes clássicos. Recomendo!


O prato que quero comentar hoje, tenho a impressão de que o vi no passado num dos blogues que acompanho, mas não recordo qual. Deixo o meu agradecimento a quem quer que me tenha inspirado!


Ingredientes: - 1 posta de bacalhau; - 1 colher de sopa de azeite; - 1/2 cebola; - 1 dente de alho; - 5 batatas médias; - esparregado de grelos q.b. (usei congelado da bonduelle); - broa para polvilhar; - manteiga para untar o pirex.


Modo de preparação: Comece por colocar o bacalhau em água fervente e deixe cozer por aproximadamente 10 min. Descasque e coloque as batatas a cozer, também em água fervente por 15 min. Leve o preparado do esparregado ao micro ondas (como não tenho, optei pelo banho maria!). Triture a broa. Entretanto, desfie o bacalhau. Prepare o refogado e junto o bacalhau, reservando. Faça o puré, triturando as batatas e juntando um pouco de leite (ou natas) e rectifique o tempero com sal, noz moscada e pimenta. Prepare para ir ao forno: unte o pirex com manteiga, disponha o esparregado, depois o puré, seguido do bacalhau, e por último a broa. (Reguei com um fio de azeite). Leve ao forno por 25-30 min ou até alourar.








Estava uma delícia! Espero que gostem da sugestão!

8 comentários:

  1. Eu adorei a sugestão, a fazer um dia deste...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Esse gratinado está excelente, que maravilha de aspecto!

    ResponderEliminar
  3. Adoro bacalhau com broa e dos Amor Electro só conheço uma música, tenho que pesquisar mais :)

    ResponderEliminar
  4. Está com um aspecto óptimo. Bem prático para o dia-a-dia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. UMA MANEIRA DELICIOSA DE SE COMER BACALHAU...AGRADOU-ME
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Eu amei a sugestão, parece delicioso!
    bjs e ótimo final de semana
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    Que receita de bacalhau maravilhosa! Como já posso triturar broa e outras coisas, porque recebi de presente uma picadora, vou levar para experimentar.

    Bjs e parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
  8. Tem ótimo aspeto (ai que dor escrever assim, mas temos que nos habituar!). A fazer de certeza!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação!